(13/12/2009) – A Órion Automação desenvolveu ferramenta inteligente para o chão-de-fábrica. Trata-se do numerA, software de MES parametrizado pelo próprio usuário, flexível e eficiente, que, entre outras funções, diminui as perdas dos processos produtivos, executa a rastreabilidade dos processos e fornece índices de performance (OEE).
Segundo a fabricante, de uso fácil, rápido e organizado, o numerA é um Sistema Integrado concebido para trabalhar via web. Dividido em dois módulos, Chão-de-Fábrica e Engenharia, possibilita a coleta, visualização e gerenciamento das informações. “Armazenadas, essas informações podem ser utilizadas em posteriores tomadas de decisões gerenciais e operacionais, com ganhos de produtividade e redução de rejeitos na planta fabril, integrado ao ERP e outros sistemas legados, com apontamentos de produção on-line”, informa a Órion.
“O numerA, por meio de seus componentes integrados, permite que os gestores da planta tenham uma visão otimizada e dimensionada para resultados. Isso se torna possível devido a total integração das informações coletadas e que estão armazenadas na base de dados do sistema e são disponibilizadas de acordo com os módulos inteligentes do numerA, em relatórios tabulares, gráficos ou interfaces de monitoração”, afirma Márcio Silvério, gerente comercial da divisão Órion Automação.
Silvério lembra que a Órion Automação é focada em soluções diferenciadas e que agregam valor aos clientes. A empresa integra o Grupo Órion, que há 16 anos atua no mercado de automatização e otimização de processos industriais. “O Grupo vem se destacando no mercado com tecnologias de automação e informação que garantem a continuidade e progresso de seus clientes. Exemplo disto, entre outros fatores, é o numerA, ferramenta voltada para empresas de diversos segmentos da indchr38uacute;stria”, afirma.
Entre as vantagens do numerA, Silvério cita: ganhos significativos de produtividade; monitoramento on-line das máquinas via web; atualização e manutenções do sistema via internet; facilidade de parametrização do sistema pelos usuários sem necessidade de grandes customizações; diminuição de perdas no processo produtivo; flexível, pode ser aplicado em vários segmentos industriais.