(06/12/2009) – A Walter colocou recentemente no mercado mundial novas brocas da linha Walter Titex X-treme para a gama de diâmetros de 3 a 20 mm com profundidades de furação 8xD e 12xD. Segundo a fabricante, “as novas brocas proporcionam aumentos significativos de performance e vida útil em comparação às brocas anteriores desta categoria”.
De acordo com a Walter, algumas características fazem das brocas de metal duro D8/D12 um novo marco em ferramenta para furação. Entre elas: refrigeração interna e canais polidos para um confiável escoamento de cavacos, com geometria de ponta otimizada e um novo tipo de revestimento duplo (DPP), que asseguram excelente desempenho na usinagem e vida útil nunca antes atingida.
Carlos Moraes, especialista de ferramentas rotativas da Walter do Brasil, informa que com as brocas D8/D12 o furo piloto é desnecessário. “Furos até 12xD podem ser feitos em uma operação, sem o famoso “pica-pau” para saída de cavacos”, diz, frisando ainda um detalhe especial: “as guias quádruplas no exterior da hélice, que conferem altíssima precisão e resultam em acuidade dimensional e a melhor qualidade superficial”.
As brocas X-treme D8 e D12 são ideais para usinagem geral, moldes e matrizes, indústria de geração de energia e automotiva. Conforme a fabricante, em teste de campo com carcaças de ferro fundido nodular GGG SiMo, a Titex X-treme D8 (D=9 mm, profundidade de furação 80 mm) atingiu vida útil 35% maior em comparação a uma broca de metal duro convencional.