(11/10/2009) – A Timken desenvolveu o StatusCheck, um sistema de monitoramento da condição de rolamentos que opera sem fio e transmite os dados coletados via radio-frequência. Concebido para utilização nas áreas de manutenção preditiva das indústrias, o equipamento funciona com exclusiva tecnologia wireless e, segundo a fabricante, não requer treinamento especializado e pode agregar até 99 transmissores para leitura.
O equipamento informa a condição do rolamento a partir das variações dos níveis de vibração e de temperatura detectados nos equipamentos. Dessa forma, problemas comuns em operações industriais, como desgaste, contaminação, falha de lubrificação ou até quebra podem ser prevenidos indicando o momento de reparo e troca. Na prática, o StatusCheck permite à empresa realizar manutenção preditiva, aumentando seu controle sobre a operação, elevando a produtividade e reduzindo o custo de manutenção.
O aparelho é de manuseio fácil, com software em português e não requer treinamento em análise de vibração para ser operado. O sistema transmite os dados coletados através de transmissores aplicados ao equipamento monitorado para um controlador que, por sua vez, retransmite os dados para um PC.
No computador os dados são decodificados por intermédio de um software exclusivo, com tecnologia de propriedade da Timken, que exibe dados em tempo real, armazena informações e dispara alarmes quando pontos-limite são excedidos. As mesmas informações podem ser enviadas para um PDA ou telefone celular o que assegura mobilidade e gerenciamento integral 24 horas para as equipes de manutenção. O StatusCheck agrega até 99 transmissores para a leitura em equipamentos.