(13/09/2009) – A Walter lança no mercado brasileiro a geometria NRF para torneamento em desbaste com altos avanços. Segundo a empresa, após vários testes de campo, a NRF está disponível em todos os formatos ISO (CNMM, DNMM, SNMM, TNMM, WNMM e SNMM).
A fabricante destaca que NRF “significa duas diferentes geometrias em um único inserto”. Como vantagem, o número de itens na produção é reduzido porque esta geometria atende a uma ampla gama de aplicações (R=roughing – desbaste / F=finishing – acabamento), diminuindo o custo com ferramentas. Além de aplicável para operações de desbaste pesado, a NFR pode também ser usada no acabamento de contornos e acabamentos gerais, sem que seja necessário outro inserto específico.
A nova geometria apresenta canal duplo reforçado na aresta de corte principal e formador de cavacos em “V” na área do raio. Como resultado, possibilita perfeita quebra de cavacos mesmo em baixas profundidades de corte. Outro benefício, segundo a Walter, está na aresta de corte curva reduz as forças de corte, de modo que a geometria NRF também é indicada para máquinas de baixa potência. “Isto é particularmente importante para fabricantes que sofrem com os altos custos de produção devido ao alto tempo de usinagem em máquinas de baixa potência”, informa o material de divulgação do produto.
Independentemente do formato de inserto utilizado, o número de geometrias anteriormente necessárias no estoque pode ser significativamente reduzido com a geometria universal NRF. Esta geometria tem com uma das aplicações principais a usinagem de partes forjadas, como anéis de rolamento para pás eólicas ou eixos de geradores. Os insertos estão disponíveis em 5 diferentes classes Tiger.tec : WPP01, WPP05, WPP10, WPP20 e WPP30, garantindo máxima resistência ao desgaste, precisão e ótima tenacidade.
CASE – Desbaste de anel de rolamento para turbina eólica
chr38middot; Material: 42CrMo4 (BS708M40, EN19A)
chr38middot; Inserto: SNMM 190624–NRF classe WPP20
chr38middot; Ângulo de ataque: 75º
chr38middot; Velocidade de corte: 140 m/min
chr38middot; Avanço: 0.7 a 1.0 mm/rev
chr38middot; Profundidade de corte: variando de 2.5 a 10 mm
chr38middot; Resultado: aumento do número de componentes usinados em 125% em comparação ao inserto concorrente.