(23/08/2009) – Na constante pressão por redução de custos e estoques, profissionais com mais conhecimento do leque de opções oferecido pelos fabricantes de ferramentas de corte tendem a levar uma vantagem. Sistemas de ferramentas que tenham como característica a versatilidade são excelentes opções de economia e produtividade, já que torna possível fazer mais com menos, o que é o verdadeiro lema das empresas – independentemente do momento econômico, mas ainda mais acentuadamente agora.
O sistema de cabeças roscadas Walter – ScrewFit – se encaixa perfeitamente nessas características. Quem afirma é o especialista em fresamento e furação com ferramentas intercambiáveis, Sander Gabaldo. “A grande vantagem de um sistema de fixação modular como o ScrewFit é justamente a versatilidade, pois o escopo do programa envolve ferramentas para fresamento plano, 90º, ranhuras e em cópia, além de furação, mandrilamento, mandrilamento em acabamento, alargadores e ferramentas em PCD”, diz e conclui: “É o que todo gestor de ferramentas deve ter no estoque”.
Os módulos estão disponíveis em sete diferentes tamanhos, com interface T09 (9,7mm) até T45 (45 mm), para um espectro de ferramentas de diâmetro 0,05-124mm, com entrada interna do líquido de refrigeração. Também estão disponíveis diferentes fixações básicas conforme o fuso da máquina (cone curto, HSK< Capto, Walter NCT, haste cilíndrica e cone morse). Cada fixação básica pode ser adaptada em comprimentos diferentes para o seu caso de aplicação.
A fixação é muito simples. O aperto e soltura dos cabeçotes são feitos com um torquímetro e um inserto de cabeçote tipo garfo, de fácil acesso pela frente e possibilidade de montagem também dentro da máquina. O cone curto permite ainda a fácil soltura, mesmo após longos períodos de usinagem.