(05/04/2009) – Os fabricantes de peças para a indústria automobilística e para a indústria de máquinas têm concentrado esforços na redução de custos para aumentar a sua competitividade. Porém, na prática, encontram dificuldades para aumentar a eficiência de todo o processo, pois existem problemas nas linhas de produção, como o emaranhamento de cavacos – causado por profundidades de corte irregulares -, ou a fratura da aresta de corte e a deterioração das condições de controle de cavacos na usinagem high speed – resultantes do desgaste do quebra-cavaco.
Segundo a Mitsubishi Materials, em tais aplicações o mais indicado é o uso de insertos capazes de cobrir ampla faixa de controle de cavacos e de assegurar a estabilidade deste controle até o fim da vida da ferramenta. Para tanto, a empresa desenvolveu recentemente os insertos com quebra-cavaco MP para torneamento de aço, que proporciona usinagem estável por longos períodos, levando a uma eficiência de usinagem consideravelmente maior.
Quebra-cavaco MP – De acordo com informações da fabricante, o novo quebra-cavaco tem ampla área de aplicação, da usinagem leve à média de aço, possibilitando a consolidação de ferramentas nas aplicações onde geralmente são usados dois tipos de insertos. Por contar com exclusiva geometria na face de saída, melhora a expulsão de cavacos, garantindo controle estável até o fim da vida da ferramenta.
O novo quebra-cavaco está disponível em 45 tipos de insertos, inclusive os tipos rômbicos 80º e 55º, recomendados para diversas aplicações na usinagem de peças. Está disponível em quatro classes com cobertura CVD – UE6020, UE6110, UC5115 e na nova classe UE6105 – para diversas aplicações, desde usinagem interrompida instável à usinagem high speed.