(15/03/2009) – O novo suporte para corte e canal G1011, específico o inserto GX24, desenvolvido pela Walter, tem como vantagens o assento aperfeiçoado da pastilha e a fixação por parafuso otimizada.
Segundo a fabricante, neste porta-ferramentas o parafuso pode ser apertado pelo lado tradicional (parte de cima do suporte) ou pelo lado oposto (parte de baixo), o que facilita a substituição dos insertos para canal, especialmente em casos de operação reversa. O bom posicionamento do parafuso e o grande diâmetro de sua cabeça proporcionam a maior força de fixação possível. A altura reduzida da cabeça do porta-ferramentas facilita o fluxo de cavacos.
O design do assento da pastilha também foi modificado, garantindo uma fixação ainda mais segura e alta segurança de processo. “O assento das pastilhas em nossos novos porta-ferramentas são perfeitos para os insertos para canal GX24. Com as classes de metal duro e geometrias disponíveis, o usuário recebe um sistema para corte e canal de aplicação universal”, enfatiza Sérgio Abreu, especialista de torneamento da Walter do Brasil.
O porta-ferramentas está disponível para larguras de 3 a 6 mm e profundidades de corte de 12 e 21 mm. As hastes podem ser fornecidas nos tamanhos 20×20 e 25×25 mm. Como resultado, o suporte pode ser usado em tornos comuns e é a primeira escolha para todas as operações de corte e canal até o diâmetro de 42 mm.
Os insertos para o novo porta-ferramentas G1011 estão disponíveis em três diferentes classes: WSP43 Tiger.tec PVD Al2O3, WSM33 Tiger.tec PVD Al2O3 e WPP23 Tiger.tec CVD. Segundo a Walter, aliado às diferentes geometrias dos insertos, seu sistema de corte e canal da Walter pode ser considerado a escolha perfeita para a usinagem dos materiais mais comuns, abrangendo todos os tipos de aço, ferro fundido e também materiais com difíceis propriedades de corte.