(01/03/2009) – A Walter Prototyp está ampliando a linha de ferramentas inteiriças Protostar TI, de uso específico para as indústria aerosespcail e automotiva. Segundo a emrpesa, lançada na EMO 2007 essa linha “estabeleceu novo benchmark na usinagem de materiais de titânio”.
A ampliação do programa da Protostar TI possibilitou que suas aplicações fossem expandidas significativamente. A Protostar Ti 45, por exemplo, ideal para o acabamento em alta velocidade na usinagem de titânio, agora tem as opções com raio de ponta R=3 e R=4. Estão disponíveis nos diâmetros 16, 20 e 25 mm (ou 1/2″ a 3/4″) e comprimento de arestas de 5xD, especificamente desenvolvidos para operações de acabamento de cavidades profundas. O ângulo de hélice de 45º assegura operação suave.
Carlos Moraes, especialista de ferramentas rotativas da Walter do Brasil, destaca que uma microgeometria diferenciada na região periférica da aresta possibilita ao usuário obter excelente acabamento superficial, tornando desnecessárias etapas posteriores do processo.
Já a Protostar Ti40 proporciona usinagem com baixa vibração e recebe pré-tratamento superficial que previne a formação de arestas postiças, aumentando a segurança de processo. Um tratamento posterior com ACN aumenta a vida útil. O especialista comenta que “com o novo raio de ponta na transição entre a aresta primária e a secundária, a Walter é capaz de atender também os usuários que precisam de configuração individual das fresas”. A Protostar Ti 40 está disponível nos diâmetros de 12 a 25 mm com R=0.2; R=2; R=2.5; R=3 e R=4.
“A grande vantagem desta expansão é que ferramentas que precisavam ser fornecidas como especiais agora estão disponíveis como standard, com prazos de fornecimento menores e preços definidos, sem que o cliente espere por uma cotação, por exemplo”, destaca Moraes.