São Paulo, 23 de novembro de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

31/01/2009

Peças prototipadas com acabamento de peça injetada

(01/02/2009) – A Sisgraph está lançando no Brasil o Smoothing StationT, equipamento que melhora a superfície final de peças termoplásticas fabricadas em ABS nas máquinas de prototipagem da linha FDM mc, da Stratasys. Segundo a empresa, o acabamento gerado pela Smoothing StationT é similar ao de peças produzidas por injeção moldada. “Trata-se de uma solução inédita”, garante Wilson do Amaral Netto, gerente Técnico da Sisgraph.

O processo semi-automatizado do sistema fornece superfície final de 32 a 63 mícrons. Sem essa tecnologia, engenheiros de projeto e manufatura que necessitam de uma peça com esse nível de acabamento precisariam realizar o trabalho manualmente. Utilizando o sistema de fabricação aditiva da Stratasys, peças com qualidade de injeção moldada podem ser criadas em apenas alguns minutos, economizando-se horas de trabalho.

Após o acabamento, é gerada uma superfície que pode receber pintura, galvanização, metalização a vácuo, vedação a líquidos e produção de moldes originais em silicone, fundição e fundição por cera perdida.

A Smoothing Station é composta por duas câmaras internas, que, juntas, têm o tamanho de uma geladeira pequena. A primeira câmara trata a parte termoplástica de 15 a 30 segundos para suavizar a superfície externa da peça, que é, então, levada para a segunda câmara, que segura a peça enquanto ocorre a cura do processo inicial. Depois de 30 a 45 minutos, as peças já podem ser manuseadas, estando totalmente curadas em 12 a 18 horas. Praticamente não há preparação necessária para esse processo. Os usuários simplesmente removem o material de suporte e colocam a peça limpa e seca dentro da câmara. Normalmente as peças são finalizadas de uma a três sessões, dependendo do acabamento desejado.

O sistema foi projetado para trabalhar apenas com os termoplásticos da Stratasys baseados em ABS, incluindo ABS, ABSi, ABSplus, ABS-M30 e ABS-M30i. Para clientes que desejam melhorar ainda mais a superfície final das peças, a Stratasys oferece uma estação de jateamento à base de soda, chamada Burnishing StationT, que pode ser utilizada em conjunto com a Smoothing Station. A estação fornece um resultado final de aspecto fosco ou acetinado, mistura qualquer pequena mancha e melhora o aspecto estético da peça.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.