(25/01/2009) – A Walter acaba de lançar geometria especialmente indicada para o fresamento de alumínio: a L88, desenvolvida para o inserto LNGX. Essa geometria possui características ideais para a usinagem de materiais do tipo ISO N (metais não-ferrosos): é extremamente positiva, muito afiada, evitando a formação de arestas postiças, comuns nesse tipo de material, já que são mais pastosos.
O inserto na geometria L88 foi desenvolvido nas classes WXN15 (com cobertura PVD) e WK10 (sem cobertura), com raio de 0,8 mm e fase plana de 1,2 mm. Segundo a empresa, a nova geometria já está disponível em seu programa, com previsão de extensões, com mais raios e fases planas.
Sander Gabaldo, especialista em fresamento da empresa, comenta que o alumínio é um material que apresenta crescente tendência de utilização nas indústrias de mecânica em geral, automobilística e aeroespacial. “Hoje existem ligas de alumínio com características mecânicas próximas às dos aços, porém com uma densidade cerca de 3 vezes menor, o que deixa as peças e componentes mais leves”, explica. “Isso se reflete em benefícios para os segmentos industriais que o utilizam, especificamente para as indústrias automotiva e aeroespacial”.
O especialista destaca ainda que o ideal é a utilização do inserto com esta geometria nas fresas da linha Xtratec da Walter, empregando refrigeração interna, o que facilita o escoamento dos cavacos e evita ainda mais a formação de aresta postiça. “Se a máquina tiver este recurso, a vida útil, que já é excelente, poderá ser ampliada ainda mais e o cliente poderá também contar com um acabamento superficial de primeira”, finaliza.