(18/01/2009) – Recentemente, o Grupo Schmersal adquiriu as empresas alemãs Safety Control e Safety Protec, da Alemanha, fabricantes de produtos optoeletrônicos de segurança. Reunidas sob o nome de Schmersal Safety Control GmbH, as duas empresas se transformaram no Centro de Competência de dispositivos optoeletrônicos de segurança do grupo.
Assim, a ACE Schmersal – subsidiária brasileira do grupo – já está disponibilizando essa linha no Brasil, com destaque para a mais compacta grade e cortina de luz de segurança do mundo. Outros destaques do programa de fabricação são as cortinas e grades com grau de proteção IP69K – o que significa que podem ser lavadas por equipamento de alta pressão com água quente a curtas distâncias sem danos aos produtos. São, portanto, dispositivos adequados para utilização em ambientes onde existe a necessidade constante de higienização como, por exemplo, indústria alimentícia.
As cortinas de luz SLC 220 IP69K são disponíveis para proteger uma área de 175 a 1675 mm de altura e resoluções de 30 e 80 mm. Na série SLC 420 IP69K, estes valores são 170 a 1770 mm e 14 e 30 mm (resolução). Segundo a empresa, esses dispositivos satisfazem os requisitos de categoria de segurança correspondente à norma EN 61496-1/2 e estão disponíveis com dois, três ou quatro feixes de luz, com alcance entre 0,3 e 30 metros.
Todas as séries são equipadas com funções de segurança adicionais, tais como um sistema integrado iniciar/reiniciar e monitoramento integrado dos contatores. A função blanking, que também é integrada, permite inibir, ou seja, programar uma parte da área protegida, sem desencadear um sinal de parada. Desta forma, os objetos podem ser integrados em uma máquina através de um transportador, sem que o sistema de segurança seja acionado.