São Paulo, 23 de novembro de 2024

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16/11/2008

Mapal lança Mega-Speed-Driil para aços e fundidos

(16/11/2008) – A nova broca Mega-Speed-Drill, da Mapal, possibilita que se alcance maiores velocidades de corte em operação com brocas helicoidais de metal duro – mantendo a mesma vida útil das ferramentas convencionais.

Segundo a Mapal, esta broca vem preencher uma lacuna. A empresa explica que, atualmente, no torneamento e fresamento de aço e ligas de ferro fundido normalmente se atinge velocidades de corte entre 200 e 400 m/min. Já as operações de furação com brocas helicoidais de metal duro a velocidade está ainda limitada entre 80-100m/min.

Uma importante diferença entre operações de torneamento e fresamento – comparada com brocas helicoidais – é o espaço para o escoamento do cavaco. Nas brocas, o cavaco deve passar pelo canal estreito entre a parede do furo e o bolsão de cavaco. O aquecimento das brocas helicoidais causados pelo calor provocado na operação e o aumento do diâmetro relacionado a isto inevitavelmente causam forças normais extremas, fricção e desgaste no chanfro-guia com brocas helicoidais convencionais.

Para permitir superar essas dificuldades é que a Mapal projetou a Mega-Speed-Drill. A nova geometria de face garante controle do cavaco confiável, reduz as forças de avanço e possui excelentes características autocentrantes. Os chanfros-guia não são mais opostos um ao outro e é praticamente impossível para a broca travar no furo.

Quando a broca se aquece, ou onde há um aumento do desgaste nas arestas de corte durante a vida da ferramenta, a broca se move do eixo de rotação e se livra novamente. Testes têm mostrado que, por redução da fricção no mesmo avanço, brocas Mega-Speed-Drills necessitam de aproximadamente 20% menos torque que as brocas helicoidais convencionais.

Mas, segundo a Mapal, a vantagem decisiva das novas brocas está baseada nos valores de corte que podem ser alcançados: isto significa que a broca pode trabalhar com aproximadamente o dobro da velocidade de corte das brocas convencionais sem reduzir a vida útil das mesmas. Por exemplo, pode-se usinar aços tratados termicamente com resistência à tração de 800N/mm² com velocidades de corte de 200 m/min, com vida útil de 40-80m.

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