Em outubro, em Orlando, EUA, foi realizado o Encontro Mundial de Usuários da empresa Stratasys. Trata-se de um encontro de usuários do processo de prototipagem rápida FDM (Fused Modeling Deposition), tecnologia desenvolvida e patenteada pela própria empresa.
Recentemente, o ITA adquiriu duas máquinas FDM e foi convidado a fazer uma breve apresentação no evento. A instituição também participou de concurso, dividido em quatro 4 categorias de premiações, para protótipos fabricados pelos participantes. Com apenas uma peça participando, o ITA obteve o segundo lugar na categoria de peças acabadas. O modelo apresentado pelo ITA foi baseado em um giroscópio, instrumento utilizado para a orientação de aeronaves e embarcações. No concurso foram disputadas ainda as categorias: melhor montagem, melhor peça não-acabada e peça-desafio.
Para o ITA, a colocação foi expressiva, pois o prêmio foi disputado por dezenas de concorrentes. “A metodologia de julgamento foi por votação direta de todos os participantes, o que valoriza muito o prêmio obtido”, avaliou o prof. Michael Gartenkraut, ex-reitor e representante do ITA no evento.
Os trabalhos sobre prototipagem rápida no ITA são desenvolvidos no Centro de Competência em Manufatura (CCM – www.ita.br/ccm), e foram iniciados há apenas cinco meses. Atualmente, as pesquisas focam três áreas: aeroespacial, para a fabricação de dutos de aeronaves diretamente pelo processo FDM; automobilística, para a fabricação de protótipos resistentes ao calor e moldes para a injeção de peças plásticas; e a área médica, na fabricação de moldes para a sinterização de implantes.