“A demanda durante o quatro trimestre de 2005 se manteve forte”, disse Lars Pettersson, presidente e CEO do grupo Sandvik, ao apresentar os resultados no último trimestre de 2005, em conjunto com o balanço do ano passado. Segundo Pettersson, “2005 foi mais um ano de forte crescimento para o grupo Sandvik. As vendas somaram cerca de 63 bilhões de coroas suecas (contra 54,6 bilhões em 2004) e os lucros após os impostos cresceram 28%. Nossos investimentos no desenvolvimento de produtos e no aumento da eficiência fortaleceram a posição de liderança do grupo em alguns segmentos”.
Ao longo de 2005, a entrada de pedidos registrou crescimento de 17% e as vendas cresceram 16%. O número de funcionários do grupo saltou de 38.421 para 39.613.
Entre as realizações do ano passado, foi destacada a consolidação dos produtos da Valenite, Safety, Titex e Prototip em duas áreas dentro da divisão Sandvik Tooling, que incrementaram a eficiência e o potencial dessas linhas no mercado mundial. Entre outras, também mereceram citação no balanço a aquisição de 10% das ações da Gesac, empresa chinesa fabricante de pó de metal duro, e a compra das ações remanescentes da Walter AG, que resultaram no controle de 100% do capital da empresa pelo grupo Sandvik.
Na Divisão Sandvik Mining and Construction, o faturamento foi 18% superior ao de 2004, enquanto na Sandvik Materials Tecnology o crescimento foi de 16%.
SANDVIK TOOLING – No quarto trimestre de 2005, a Divisão Sandvik Tooling registrou crescimento de 4%. No ano, as vendas globais da Divisão cresceram 8%. Segundo o relatório da diretoria, o mercado para ferramentas de metal duro continua positivo, embora o segmento de ferramentas de aço rápido se mantenha fraco.
A demanda cresceu na Europa Ocidental e na América do Norte. No Leste Europeu e na Ásia o desempenho também se manteve aquecido. Entre os segmentos mais aquecidos, destaque para a industria aeroespacial, engenharia geral, óleo e gás e veículos pesados. As atividades da indústria automotiva no Leste Europeu, em alguns países da União Européia e na Ásia também foram consideradas favoráveis. “As vendas cresceram na União Européia e na América do Norte, mas declinaram na América do Sul”, informa o relatório, que classifica de forte os crescimento no Leste Europeu e na Ásia, particularmente nos mercados emergentes, como China, Ãndia e Rússia.
O bom desempenho é creditado ao trabalho estratégico para desenvolver sinergias e capitalizar as vantagens em termos de custo, incluindo a coordenação dos recursos para pesquisa e a consolidação de plantas. “A introdução de novos conceitos de produtos e o desenvolvimento de novos mercados – com destaque para as tecnologias voltadas para a indústria médica – e a continuada expansão nos mercados emergentes contribuíram para a Sandvik Tooling crescer 8% em vendas e faturamento em 2005 comparado a 2004.