A Marcopolo, um dos principais fabricantes nacionais de carrocerias de ônibus, através de sua controlada Ciferal, firmou joint venture na Rússia com a Ruspromauto, maior montadora veículos daquele país. A empresa terá como principal objetivo a montagem e comercialização de ônibus rodoviários para atender o mercado russo e também o de exportação.
O investimento previsto é de US$ 6,5 milhões. A Ciferal participará com 50% do capital social e a Ruspromauto com 50%, sendo a gestão compartilhada pelas duas empresas. Na joint venture, a Marcopolo aportará a tecnologia para a montagem das carrocerias, e a Ruspromauto fornecerá os chassis e as instalações industriais para a nova empresa.
O início de operação será em setembro, com produção de 200 unidades até o final deste ano. A previsão para 2007 é produzir cerca de 450 unidades e atingir entre 750 a 1.000 veículos em três anos. Os componentes para fabricação dos ônibus serão, em uma primeira fase, exportados do Brasil, mas ainda em 2006 a joint venture iniciará o processo de desenvolvimento e aquisição de componentes na Rússia.