São Paulo, 24 de novembro de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

13/05/2006

Análise de óleos usados prolonga vida de máquinas

A realização de análises de óleo usado em indústrias e frotas atualmente é considerada uma importante ferramenta para a minimização de falhas e prolongamento da vida útil de equipamentos. Desta maneira, ela atua como uma das diferentes formas de manutenção preditiva, além de ser tão importante quanto a manutenção preventiva.

Esse será o assunto abordado pelo engenheiro Benício Silva, coordenador de marketing para a área Industrial, Frotas e Veículos Off-Highway da ExxonMobil Lubricants & Specialties, durante sua palestra no XIV Seminário de Lubrificantes e Lubrificação Industrial da Abraman – Associação Brasileira de Manutenção.

Silva apresentará visão abrangente e detalhada sobre a análise de óleos usados, abordando alguns pontos-chave para se obter resultados satisfatórios, tais como: o que é e para quê se analisam óleos lubrificantes usados, como estabelecer objetivos em programas de análise, procedimentos para a redução de falhas no processo, confiabilidade da amostra coletada e tendências e novas tecnologias na área.

“Fazer a análise possibilita que o operador preveja a falha antes que ela aconteça, ou seja, ele consegue se antecipar às ocorrências. A vibração do equipamento, por exemplo, pode estar sinalizando um problema. Neste caso, com a análise de óleo, é possível detectar que certas partículas metálicas podem ter aumentado mais do que o esperado em determinado ponto do equipamento e, com isso, atacar o problema pela causa raiz. Esse processo pode, inclusive, permitir o aumento do intervalo entre manutenções preventivas, quando são programadas paradas das máquinas para a realização de determinados trabalhos”, informa Silva.

O XIV Seminário de Lubrificantes e Lubrificação Industrial da Abraman acontece dia 11 de maio, no auditório da Escola Senai Mário Amato, em São Bernardo do Campo (SP). Mais informações podem ser obtidas por meio do site www.abraman.org.br ou pelo telefone (21) 3663-2363. As inscrições, que serão recebidas pela secretaria da associação com até 72 horas antecedentes ao início do seminário, poderão ser solicitadas pelo e-mail treinamento-so@abraman.org.br.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.