Ao homenagear com o Prêmio Qualitas os 31 fornecedores que tiveram melhor desempenho ao longo de 2005, a Fiat Automóveis celebrou também os 30 anos de atividades no Brasil, com a renovação de seu compromisso com a excelência em todas as atividades da empresa e de sua confiança no futuro – tema da campanha comemorativa do aniversário. Na solenidade de premiação do Qualitas 2006, ocorrida na última semana, em Belo Horizonte, a Fiat também homenageou as 67 empresas que completaram 30 anos de relacionamento como fornecedores.
Em seu pronunciamento, o presidente da Fiat, C. Belini, reafirmou que o Brasil tem condições de chegar a produzir 4 milhões de veículos – um salto de 60% no patamar atual – caso o País adote medidas de flexibilização de seu modelo econômico, com a redução dos gastos públicos, menor carga tributária e queda dos juros, além das reformas institucionais, como a trabalhista, a previdenciária e a do Judiciário. “Hoje, isto é um sonho, mas se não tivermos uma política industrial que nos conduza a esta escala de produção nos próximos anos, poderemos perder a nossa competitividade frente aos competidores internacionais”, disse.
Ele ressaltou que a Fiat está fazendo a sua parte, com resultados positivos nos negócios e com investimentos, este ano, de R$ 1 bilhão, que integram o programa de R$ 3 bilhões a serem investidos no triênio 2005-2008, “para garantir o fortalecimento da nossa gama de produtos, com qualidade e tecnologia, garantindo nossa competitividade no futuro”. “Nosso rumo é a excelência”, resumiu.
O diretor de Compras, Vilmar Fistarol, por sua vez, lembrou que o reconhecimento do empenho dos fornecedores que conseguiram desempenho diferenciado contribui para o estabelecimento de parâmetros fundamentais para o contínuo esforço de todos em prol de melhorias. Já o diretor de Qualidade da Fiat, Windson Vieira Paz, detalhou o programa da Fiat rumo à excelência.
PREMIADOS – Os 31 fornecedores premiados com o Qualitas 2006 foram os que tiveram desempenho com destaque em qualidade, tecnologia, prestação de serviços, competitividade e, também no quesito complexidade, incluído pela primeira vez. Como nos anos anteriores, a Fiat também destacou com menções especiais as empresas que tiveram destaque em redução de custos, peças e acessórios, ecologia, tecnologia e responsabilidade social. As duas empresas que conquistaram o “Qualitas 5 Estrelas”, pelo melhor atendimento nos últimos cinco anos, foram a NGK e a Johnson Matthey.
Fornecedores de melhor performance em 2005
Fornecedores 30 Anos – Qualitas 2005