A CSN – Companhia Siderúrgica Nacional – adquiriu a participação da Corus na Lusosider Projectos Siderúrgicos por 25 milhões de euros, passando a ter controle integral da siderúrgica portuguesa. Desde 2003, as duas empresas dividiam o controle da Lusosider, que atua no setor de aços planos, produzindo laminados a quente decapados, laminados a frio, galvanizados por imersão e folhas metálicas.
Segundo a CSN, essa aquisição reforça seu compromisso com a estratégia de internacionalização, expandindo suas operações no exterior por meio da aquisição de linhas de acabamento próximas aos grandes mercados consumidores de aço.
Em 2005, a Lusosider produziu 203 mil toneladas de aço galvanizado, 28 mil toneladas de laminados a quente decapados e a frio e 71 mil toneladas de folhas metálicas. Com 249 funcionários, registrou faturamento bruto de 180 milhões de euros em 2005, tem capacidade para processar entre 350 mil e 400 mil toneladas de produtos finais. A CSN que até aqui enviava cerca de 200 mil t/ano de laminados a quente do Brasil para Portugal, agora vai duplicar os embarques.