Os jornais Valor Econômico, Diário do Grande ABC e Gazeta Mercantil divulgaram na semana passada que a Yamaha vai desativar sua fábrica de peças de Guarulhos (SP) e transferir as operações para Manaus (AM).
Segundo o Valor, a decisão foi tomada após negociações frustradas com a prefeitura para obter benefícios fiscais. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos, as demissões começaram em fevereiro, quando 48 funcionários dispensados, e que cerca de 220 funcionários serão demitidos até outubro, quando a transição será concluída. No mesmo mês será finalizada a reforma em Manaus, onde a empresa fabrica peças e faz a montagem das motos, de acordo com a assessoria de imprensa da fabricante. A reforma tem como objetivo atender o aumento das vendas no mercado interno.
Segundo a Gazeta Mercantil, serão transferidas as linhas de usinagem e estamparia, permanecendo em Guarulhos – onde a Yamaha está instalada há 30 anos – as operações de logística, distribuição comercial e de treinamento. De acordo com o sindicato de Guarulhos, os dois prédios da empresa no município serão mantidos porque existem planos para eles no futuro.