A Divisão ZF Lemförder Tecnologia de Chassis para Veículos, de Sorocaba (SP), recebeu da Toyota o prêmio especial “Atividades de Kaizen 2005”, pela implementação do conceito TPS (Toyota Production System) em suas linhas de montagem. O reconhecimento foi entregue durante a 4ª Conferência de Fornecedores da Toyota, realizada na Argentina.
Em 2005, a ZF Lemförder implementou o Sistema Toyota de Produção nas linhas de montagem de articulações de suspensão e terminais de direção fornecidos para a picape Hilux e para o Toyota Corolla. Uma das práticas de kaizen (melhoria contínua) adotadas nesse processo foi a reorganização do layout das linhas para o sistema one-piece-flow (fluxo de uma peça por vez), que elimina o acúmulo de peças entre os postos de trabalho. “O operador transita entre as estações transportando o componente e o monta por completo”, explica Wilson Sapatel, diretor-geral da ZF Lemförder.
A adoção do sistema one-piece-flow, que diminui a quantidade de material para uma peça em cada estação de trabalho, aumentou a produtividade das linhas em 35%, sem investimentos adicionais. Também reduziu a possibilidade de erros na montagem, pois o operador passa a ter uma visão global do processo.
A ZF Lemförder implementará os conceitos do Sistema Toyota de Produção em todas as suas fábricas no mundo. “Nossa unidade no Brasil foi reconhecida por ter aplicado o conceito de kaizen em um curto espaço de tempo, apenas quatro meses, com resultados extremamente positivos”, destaca Wilson Sapatel.