Estão abertas, até 11 de setembro, as inscrições para a segunda edição do Prêmio Werner von Siemens de Inovação Tecnológica, destinado a estudantes e pesquisadores. Os projetos participantes devem estar compreendidos no segmento eletroeletrônico e contemplar uma ou mais das seguintes áreas-temas: telecomunicações, tecnologia da informação, automação e controle, geração, transmissão e distribuição de energia, soluções eletromédicas, transporte metro-ferroviário, iluminação e técnica automotiva. As inscrições devem ser feitas pelo site www.siemens.com.br/tecnologiaeinovacao.
Para Ronald Dauscha, diretor de tecnologia da Siemens, a inovação tecnológica é uma das principais ferramentas para alavancar o crescimento econômico de uma nação. A inovação em uma empresa não acontece apenas internamente, mas em parceria com instituições de ensino e pesquisa – por meio de seus pesquisadores e alunos – e em cooperação com outras instituições públicas ou privadas de base tecnológica. “Esta é uma iniciativa, que tanto em seu nome quanto em seu objetivo, honra o legado da empresa, formado por uma história de inovações que revolucionaram a eletrotécnica e que transformam o mundo até os dias de hoje”, afirma Dauscha.
O objetivo do Prêmio é reconhecer e divulgar novas idéias que apresentem alteração ou evolução no campo tecnológico em produtos ou processos e que contribuam para melhorar a vida das pessoas. O Prêmio Werner von Siemens é dividido nas categorias Estudante (Novas Idéias) e Ciência & Tecnologia (para pesquisadores e empresas incubadas). Como os projetos também serão avaliados pelo potencial de benefícios que poderão gerar para a sociedade brasileira, todos os trabalhos inscritos nas duas categorias principais também poderão concorrer como projetos em uma terceira categoria, Inclusão Social.
Os primeiros colocados nas categorias Estudantes e Ciência e Tecnologia receberão como prêmio R$ 10 mil e um troféu. Caso haja um professor-orientador, ele receberá um telefone celular Siemens modelo C60, uma câmera fotográfica QuickPic IQP – 500 e um kit viva-voz car Comfort HKC-360. Os segundos e terceiros colocados serão contemplados com troféu e diploma. Para a categoria Inclusão Social, o melhor trabalho também receberá R$ 10 mil e um troféu. Nesta classificação, o prêmio pode ser cumulativo com outra categoria que estiver concorrendo.
Para a categoria Estudante (Novas Idéias) serão aceitos trabalhos desenvolvidos em fase de projeto por estudantes dos níveis técnico, superior em tecnologia, de graduação e de pós-graduação (lato sensu). Os interessados devem estar matriculados e cursando o ano letivo de 2006. No caso da categoria Ciência & Tecnologia, agora dividida em duas modalidades de participação: Modalidade Pesquisador e Modalidade Empresa Incubada, serão aceitas monografias e artigos científicos inéditos ou publicados a partir de 2003, oriundos de dissertações, teses, pesquisas concluídas e projetos realizados ou textos de patentes submetidas de pesquisadores vinculados às instituições brasileiras de ensino e pesquisa e empresas incubadas. As inscrições devem ser individuais, em nome do autor-responsável pelo projeto, que pode contar com o auxílio de um professor-orientador, desde que ele pertença à mesma instituição do inscrito.
Todas as categorias serão avaliadas por uma comissão julgadora composta por sete integrantes: cinco especialistas do mercado e dois profissionais da Siemens com conhecimento técnico-científico nas áreas da premiação. Os critérios de julgamento incluem grau de intensidade da inovação proposta, sua aplicabilidade na atividade econômica ou social, benefícios e contribuição para o desenvolvimento tecnológico do País.