Fabricante de autopeças, a ElringKlinger do Brasil prevê crescimento de 20% em seu faturamento em 2006. O número positivo acompanha o aquecimento da indústria automotiva nacional, que no primeiro semestre deste ano registrou aumento de produção de 4,4% em relação a igual período do ano passado.
De acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), foram fabricados no país 1,3 milhão de veículos nos primeiros seis meses de 2006, contra 1,25 milhão no primeiro semestre de 2005. Nesse período, a venda interna de veículos registrou alta de 7,6% e as exportações cresceram 5,6%.
“Estamos aumentando a nossa produção para atender à maior demanda brasileira de autopeças. Acreditamos em um 2006 bastante positivo para o nosso setor”, enfatiza Hans Eckert, presidente da ElringKlinger do Brasil.
Instalada no Brasil desde 1997, a multinacional do setor de autopeças, que tem a matriz na Alemanha, vem investindo alto no país. Em 2005, a ElringKlinger do Brasil inaugurou uma moderna fábrica em Piracicaba (SP) que consumiu investimentos de R$ 20 milhões. Com isso, nestes quase dez aos no país, a multinacional totaliza aproximadamente R$ 47 milhões de investimentos na unidade brasileira.
Desde a inauguração da nova fábrica, a indústria de autopeças contratou mais 40 pessoas (totalizando hoje um quadro de 150 colaboradores) e trouxe para o país a linha de matéria-prima Ferroflex, utilizada na fabricação de autopeças. Até então, este produto era importado da matriz na Alemanha. Além disso, a ElringKlinger começará a produzir na unidade de Piracicaba a tampa plástica para válvulas de motor, também chamada de Modulo, pois também contempla o sistema de separação de óleo, sistema de vedação e sistema de fixação.
Principal fornecedora de juntas de cabeçote do mercado brasileiro, com uma produção de 12 milhões juntas automotivas e de 1,5 milhões de chapas defletoras em 2005, a ElringKlinger do Brasil conta com participação acima de 50% na produção de juntas de cabeçote do mercado nacional. A empresa, exporta para toda a América do Sul, México, Alemanha e Espanha.