São Paulo, 25 de novembro de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

22/07/2006

CPFL desenvolve projeto de veículo elétrico

Com a perspectiva do crescimento no uso de veículos elétricos que dependem da rede elétrica, a CPFL Energia sai na frente das concessionárias do setor e investe na pesquisa de novos negócios voltados à promoção desse tipo de transporte no Brasil. Os veículos elétricos tanto podem ser a bateria quanto do tipo plug-in, com gerador de eletricidade a bordo ou com baterias recarregáveis na rede elétrica. Ou ainda tricombustíveis, usando gasolina, álcool e eletricidade.

Na visão do vice-presidente da CPFL Energia, Paulo Cezar Coelho Tavares, a tendência é de crescimento no uso de veículos elétricos, tanto pela disponibilidade de soluções no mercado, como pelas vantagens ambientais e econômicas. “Os veículos elétricos constituem um novo e relevante mercado potencial para as distribuidoras de energia elétrica”, afirma Coelho.

Dentro do conjunto de ações propostas no Projeto VE da CPFL Energia está, ainda, o desenvolvimento de parcerias junto a outras empresas de energia elétrica, fabricantes, clientes e fornecedores. O projeto da empresa será apresentado no painel “Empresas de energia elétrica e os veículos elétricos”, durante o 4º Seminário e Exposição de Veículos Elétricos (VE 2006), que o INEE – Instituto Nacional de Eficiência Energética – realiza nos dias 15 e 16 de agosto de 2006, em São Bernardo do Campo (SP).

FROTA PRÓPRIA – As estratégias da CPFL Energia baseiam-se no uso de VEs em sua própria frota – hoje com cerca de 1.500 veículos -, no desenvolvimento de novos negócios, e na promoção de veículos elétricos por meio de ações internas, junto ao mercado consumidor e entidades públicas e privadas que possam favorecer o crescimento deste nicho, além da possibilidade de parcerias com outras empresas. O conjunto de ações está focado na associação positiva dos veículos elétricos com as questões ambientais, de responsabilidade social, conforto dos consumidores e outros alinhados com a missão e valores da empresa.

Com a inclusão de veículos elétricos em sua frota, a CPFL busca resultados tanto na redução do consumo de combustíveis como no estímulo ao aumento do consumo de energia elétrica com uma solução que alia eficiência energética e a proteção do meio ambiente. “Essa é a tendência. Basta verificar o crescimento do uso de veículos elétricos a bateria em aplicações de logística, impulsionado justamente pelas vantagens ambientais e econômicas”, diz o vice-presidente.

A CPFL iniciou os estudos sobre o mercado de veículos elétricos há dois anos. Seu maior interesse é saber o que representará o consumo de energia elétrica com a utilização desse tipo de transporte em larga escala. O plano de ação da CPFL, que será apresentando no Seminário VE 2006, é resultado da análise do levantamento feito no Brasil, Europa e Estados Unidos. A empresa uma equipe à França e aos Estados Unidos para visitar instalações e manter contatos com dirigentes e pessoal técnico de empresas de energia elétrica, entidades de pesquisa, fabricantes de veículos, de baterias e sistemas de tração elétrica, fornecedores de soluções para eletropostos, empresas usuárias de veículos elétricos e outras entidades. A equipe também testou na cidade e na estrada um automóvel elétrico híbrido e experimentou veículos elétricos a bateria.

Os levantamentos indicam enorme potencial de crescimento desse mercado no médio prazo no Brasil. “Prova disso é a grande variedade de VEs já existentes no mercado para o atendimento a diversas necessidades: veículos leves, que operam em áreas restritas (transporte de pessoas e de cargas) ou em vias públicas (motonetas, bicicletas e triciclos elétricos; automóveis e camionetas elétricos a bateria e híbridos, plug-in ou não); veículos pesados (ônibus, caminhões para entrega, serviços de manutenção e outros serviços urbanos e trólebus) e especiais (empilhadeiras e paleteiras elétricas, rebocadores e outros)”, explica Jayme Buarque de Hollanda, diretor geral do INEE – Instituto Nacional de Eficiência Energética.

De acordo com o INEE, a venda dos veículos elétricos híbridos cresce muito fortemente, principalmente nos Estados Unidos, onde as vendas cresceram 133% em 2005, aumentando as escalas de produção e reduzindo os custos dos componentes desses veículos.

Seminário – O 4° Seminário e Exposição de Veículos Elétricos abordará todos os aspectos relacionados aos veículos elétricos. O programa conta com palestras, painéis, mesas-redondas e workshops com participação de convidados nacionais e internacionais. Na exposição, serão apresentadas as novidades dos mercados que envolvem os veículos elétricos.

VE 2006- 4° Seminário e Exposição de Veículos Elétricos
Realização: INEE – Instituto Nacional de Eficiência Energética

Fone:(21) 2532-1389
Informações e inscrições:www.ve.org.br

Informações sobre a Exposição
Tel.: (11) 5093-3692

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.