Em uma iniciativa para promover o aprimoramento técnico e cultural de seus mais de 4.000 colaboradores na América do Sul, a ZF criou a sua universidade corporativa. Denominada UniZF e coordenada pelo departamento de Desenvolvimento Organizacional do Grupo ZF na América do Sul, vai oferecer mais de 70 diferentes cursos gratuitos, com foco nas áreas de gestão, negócios, produção e tecnologia. Inicialmente, os cursos serão oferecidos somente aos funcionários da ZF do Brasil da unidade de Sorocaba (SP).
Alguns cursos da UniZF começaram a ser ministrados no início deste ano e a universidade já registrou mais de 6.000 inscrições (os colaboradores podem se inscrever em mais de um curso). A universidade corporativa do Grupo ZF está estruturada em duas academias, Negócios & Gestão e Produção & Tecnologia. A Academia de Negócios & Gestão tem como meta desenvolver as competências nas áreas administrativas, de modo a estimular uma cultura de alta performance e excelência. Alguns dos cursos ministrados são “Líderes Comunicadores”, “Competências e Desafios do Coordenador”, “Liderança Orientada para Resultados” e “Seleção por Competências”.
A Academia de Produção & Tecnologia oferece cursos voltados ao aumento dos padrões de excelência nos processos produtivos da organização. Já tiveram início os cursos de Desenho Técnico Mecânico, Metrologia, Mecânica, Elétrica, Pneumática e Kaizen. Alguns outros cursos, como “Conscientização sobre Política Ambiental”, “Plano de Atendimento à Emergência” e “Conscientização sobre Política de Qualidade” são mais abrangentes e destinam-se tanto aos funcionários da produção quanto aos das áreas administrativas.
Na UniZF, os programas educacionais serão sempre alinhados às estratégias de negócio da ZF, orientando as ações dos funcionários no intuito de se construir uma organização mais competitiva. “Adotamos um sistema de desenvolvimento focado na gestão por competências (atitudes, comportamentos e habilidades) e na aprendizagem contínua. O objetivo é mostrar em todos os níveis da empresa a importância de se ter as condições necessárias para o desenvolvimento do conhecimento, postura empreendedora e geração de líderes eficazes”, diz Wilson Bricio, presidente da ZF América do Sul.
Com duração de oito a 40 horas, os cursos da UniZF também terão como objetivo desenvolver as competências críticas dos funcionários (habilidades técnicas e comportamentais). Serão adotadas múltiplas formas e processos de aprendizagem, incluindo cursos em salas de aula (presenciais) e projetos virtuais de educação. As aulas são ministradas dentro da própria ZF e também em instituições de ensino parceiras, como o SENAI de Sorocaba. Será estimulada ainda a utilização do acervo corporativo de livros, vídeos e apresentações para promover o autodesenvolvimento.
Os funcionários-alunos inscritos nos cursos e programas da UniZF terão como responsabilidade aplicar no dia-a-dia da empresa os conceitos aprendidos e colaborar com a disseminação do conhecimento organizacional, promovendo melhoria contínua nos processos da ZF.