O trabalho de desenvolvimento do aço VHSuper recebeu o Prêmio Luiz Dumont Villares, um dos mais importantes do setor de metalurgia do País, oferecido pela ABM – Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais.
O aço, lançado em 2002, é utilizado na produção de ferramentas de conformação a quente para processos de forjamento de aço e fundição de ligas não-ferrosas. Segundo a Villares Metals, o produto vem registrando excelentes resultados em várias aplicações, com ganhos em torno de 50% de produtividade.
O prêmio foi entregue no Rio de Janeiro, durante a abertura do 61º Congresso Anual da ABM. O trabalho, denominado “Desenvolvimento de um Novo Aço-Ferramenta com Superior Resistência a Quente”, descreve a metodologia científica utilizada, os conceitos metalúrgicos do desenvolvimento realizado para o referido aço, bem como sua performance na aplicação em ferramentas para trabalho a quente. O trabalho é de autoria dos engenheiros Rafael Agnelli Mesquita e Celso Antonio Barbosa, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Villares Metals.