A Honda Automóveis do Brasil atingiu neste mês de agosto a produção de 300 mil veículos na fábrica de Sumaré (SP), desde sua inauguração, em 1997. No primeiro ano de atividade da fábrica, o investimento total era de US$ 100 milhões e a capacidade produtiva chegava a 15 mil unidades por ano. Em 2006, a empresa superou as expectativas e já ultrapassa US$ 300 milhões em investimento, com capacidade para produzir 70 mil veículos anualmente.
Segundo a empresa, devido ao sucesso da marca no mercado brasileiro, ocorreu expressiva alta na produção. Inicialmente, eram fabricados diariamente 30 Honda Civic, por 414 funcionários. Hoje, devido ao aumento da área construída de 100 mil para 160 mil m², são produzidos 315 veículos diariamente por cerca de 1.700 colaboradores diretos. A meta para 2007 é alcançar 76 mil unidades/ano com três turnos de trabalho.
Outro número que cresceu consideravelmente foi o de fornecedores nacionais: de 34 em dezembro de 1997 passou para 121 em fevereiro de 2006.
Para dar suporte a esse crescimento, foram introduzidas novas etapas no processo produtivo. Em 1998, houve a implantação dos setores de montagem de motores e estamparia e, em seguida, injeção de plástico. Em 2002, foram realizadas obras de ampliação, preparando a fábrica para a chegada do Honda Fit. Após dois anos, foi inaugurada a área de usinagem e mais recentemente ocorreu a ampliação da área de pintura do pára-choque e a instalação de uma nova máquina de 800 toneladas no setor de injeção de plásticos.
Para a Honda, um símbolo das conquistas da marca no País é o New Civic, que está em destaque desde o seu lançamento e já alcança mais de 12.000 unidades produzidas. A evolução também pode ser notada quando o assunto é índice de nacionalização. Em sua primeira geração, o Civic possuía 30% contra 70% no modelo atual.