São Paulo, 25 de novembro de 2024

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10/09/2006

Engenheiro cria blog sobre tornos automáticos

Com 35 anos de carreira e inúmeros estudos realizados ao longo desse período, o engenheiro mecânico Alfredo Ferrari resolveu disponibilizar na Internet seus 2, estudos, conferências, enfim, todo o seu conhecimento sobre tornos automáticos. Para tanto criou um blog – http://avferrari.blog.uol.com.br – que vai alimentando de uma a duas vezes por semana, desde maio passado.

Ferrari começou sua carreira na Traubomatic, já como engenheiro, após um curso de especialização realizado na sede da empresa, na Alemanha. Hoje, é diretor Comercial da Ergomat, sucessora da Traub no Brasil. “Toda a minha experiência profissional está ligada aos tornos automáticos”, diz Ferrari, explicando o porquê de um blog temático. “A idéia é criar um local que sirva de fonte de consulta para todo profissional e estudante que queira saber mais sobre as aplicações e a parte construtiva dos tornos automáticos.”

“Criei o blog para levar esse conhecimento aos estudantes de engenharia e das escolas técnicas e mesmo profissionais interessados em saber mais sobre os tornos automáticos”, reitera. No blog já estão disponíveis vários trabalhos e estudos, inclusive históricos, realizados por Ferrari, apresentados em seminários, congressos e nas palestras que realiza por todo o País (alguns desse estudos, inclusive, também estão disponíveis no site usinagem-brasil).

A primeira inserção no blog se deu em 20 de maio de 2006 e explicava o que é torno automático: “Torno automático é uma máquina-ferramenta que possibilita a fabricação de peças cilíndricas, automaticamente, de maneira seriada e contínua, ou seja, desde a entrada da matéria-prima em bruto até a elaboração do produto final sem interferência humana no processo produtivo.”

Segundo Ferrari, com o blog, basicamente, pretende divulgar os conceitos, a definição de torno automático, a classificação, além de ajudar na definição do torno mais adequado em função da geometria, tolerância, grau de acabamento e quantidades de peças a ser produzidas.

Ferrari conta que já relacionou uma série de pautas que pretende inserir ao longo dos próximos meses. “A idéia é a avançar com esse tema, mostrando a construção das modernas máquinas a CNC, os processos e aplicações sobre diferentes tipos de peças.”

http://avferrari.blog.uol.com.br

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