São Paulo, 24 de dezembro de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

04/11/2006

Cobertura lateral, novidade da Mitsubishi para aços

04/11/2006 – Em novembro, durante a realização da feira Jimtof, no Japão, a Mitsubishi Carbide apresentará uma série de novidades ao mercado mundial. Porém, o público brasileiro que visitou a Usinagem 2006, no final de outubro, teve uma prévia de alguns lançamentos.

Destaque para a classe UE 6110, voltada para o torneamento de aços. A ferramenta introduz uma novidade: além da cobertura normal de nitreto de titânio traz uma cobertura lateral de óxido de alumínio. “Nossos técnicos, no Centro de Pesquisas da Mitsubishi, no Japão, desenvolveram nova tecnologia de cobertura com crescimento controlado de nanopartículas de óxido de alumínio (Al2O3), aplicada na lateral da pastilha, melhorando significativamente a resistência dos insertos ao desgaste”, informa Eduardo Gêbra, gerente Técnico da MMC Metal do Brasil, subsidiária da Mitsubishi no Brasil.

De acordo com o gerente, em aplicações na gama de materiais P10, essas melhorias aumentam a durabilidade e a previsibilidade da vida da ferramenta. Além disso, a cobertura lateral evita a formação de arestas postiças. Em termos de aplicação, a UE 6110 foi desenvolvida para atender as necessidades de usinagem na faixa intermediária das áreas hoje cobertas pelas classes UE 6020 e UE 6005.

Lembrando que a nova classe também tem melhor resistência a trabalhos com corte interrompido, Gêbra avalia que esse conjunto de características contribuirá para que o produto tenha boa aceitação no mercado nacional, particularmente entre as empresas do setor automotivo, “onde a previsibilidade da vida ferramenta é um dado muito valorizado, onde o controle já é maior, assim como é maior a exigência de desempenho”.

Outra novidade é a ampliação da linha de fresas MStar. Agora o programa dessa linha se estende de 0,1 mm até 20 mm de diâmetro. Disponíveis em 2, 3 e 4 cortes, a linha é composta de fresas de topo, de topo esférica, de topo reto e com corte cônico. “São mais de 30 tipos e 1500 tamanhos”, informa, frisando que algumas dessas fresas eliminam a necessidade de corte em rampa, podendo furar e fazer rasgos.

A empresa também lançou insertos de cermet e CBN. Neste último, o lançamento era a classe de CBN integral MBS-140, que oferece grande profundidade de corte na usinagem de ferro fundido. Na área de cermet, a novidade é a NX3035, voltada para o torneamento de acabamento. Resistente a fraturas, à fadiga térmica e ao desgaste, possibilita a realização de trabalhos com refrigeração, recurso pouco usual na usinagem com cermets. “Trata-se de uma ferramenta mais resistente a altas temperaturas, possibilitando uma performance mais previsível”, observa Gêbra, acrescentando que a nova composição do substrato melhora o acabamento superficial, pois amplia a resistência ao microlascamento.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.