22/10/2006 – Durante a Usinagem 2006, feira que será realizada no Expo Center Norte, em São Paulo, de 24 a 26 de outubro, a Task de Representação apresenta uma novidade que vai facilitar a produção de brocas de metal duro. A empresa lançará os cilindros de metal duro com dois furos de refrigeração e 15º de hélice.
Segundo Rui Messias Barbosa, do Departamento de Vendas da Task, a novidade vem complementar a linha da empresa de cilindros de metal duro para furação. “Trata-se de um produto inovador. São cilindros com dois furos de refrigeração a 15 graus de hélice, na classe K40UF”, informa.
Segundo Messias, o mercado brasileiro já conta com ferramentas nessa geometria, porém importadas. “Agora, com essa matéria-prima à disposição, as empresas nacionais terão mais facilidade e liberdade para desenvolver novos projetos de ferramentas, passando a oferecer também um leque completo de opções de furação”, acrescenta.
Outro destaque são os cilindros cortados conforme a norma DIN 6537. De acordo com Messias, os cilindros com dois furos de refrigeração e 30 graus de hélice são mais acessíveis economicamente, pois são cortados em comprimentos especificados conforme a norma DIN 6537.
Estes cilindros também produzidos na classe K40UF – a mais adequada aos vários processos de furação – vêm nos comprimentos que atendem à maioria das geometrias de brocas de corte helicoidais exigidas pelo mercado. “Com isso, diminui o custo com retalhos e elimina uma operação de corte, possibilitando aos clientes elaborar lotes mais econômicos”, diz.
NOVAS CLASSES – A Task também vai expor novas classes de metal duro: a K61UF e a K55SF, que pertencem à nova geração de materiais da metalurgia do pó. São ambas de alta dureza (1900Hv), porém sem perder em tenacidade (na faixa de 4000 N/mm²).
A classe K61UF apresenta alto fator de aderência do substrato de coberturas e revestimentos PVD, devido ao tamanho de grão de 0,6 ųm e distribuição homogênea dos cristais de WC/Co. A K61UF corresponde à classe ISO 513 K01 e foi desenvolvida para produção de alargadores especiais de alta performance,
Já a classe K55SF, com seu tamanho de grão de 0,2 ųm apresenta alta densidade, sendo a mais indicada para a produção de microferramentas e para usinagem em High Speed (High Speed Cutting / High Speed Milling).
Dois serviços também irão merecer destaque no evento: coleta e reciclagem de metal duro e os serviços de corte e retífica de metal duro. Messias lembra que em 2005 a Task investiu na instalação de um Centro de Serviços de Corte e Retífica. “Nossa unidade fabril está equipada com máquinas centerless de última geração, operadas por mão-de-obra altamente especializada”, garante.
O novo serviço possibilitou à Task oferecer ao mercado cilindros já retificados e cortados nos comprimentos 100 mm, 150 mm e 330 mm (padrão de estoque) ou um produto personalizado, que atenda às necessidades dos fabricantes de ferramentas, agilizando a produção e evitando a geração excessiva e desnecessária de retalhos.