30/09/2006 – Em geral, os bedames são empregados para cortes frontais e abertura de canais. O sistema modular MSS que a Ceratizit está lançando no Brasil acrescenta novas operações: torneamento longitudinal, torneamento de face, ranhuras e – uma exclusividade da empresa luxemburguesa – a abertura de roscas internas e externas. “Com um detalhe, o mesmo inserto pode fazer roscas à direita e à esquerda”, acrescenta Harald Egger, diretor-geral da Ceratizit América Latina.
Egger frisa que a Ceratizit tem um dos maiores programas de bedames do mercado mundial. “Se não for o maior em número de itens, é o segundo”, afirma. O diretor explica que o motivo de só agora essa linha ser lançada no Brasil se deve a estratégia adotada na implantação da filial brasileira – há cerca de um ano – de introduzir aos poucos a extensa linha da Ceratizit. “Começamos com o programa de torneamento, praticamente só os insertos ISO. Agora, estamos lançando os bedames. Em breve, a linha para fresamento, depois furação…”, explica.
MSS – O sistema modular MSS da Ceratizit é composto de porta-ferramentas, módulos e insertos de uma e duas arestas. O porta-ferramenta é básico: um único modelo para toda a gama de módulos. Os encaixes são cônicos que, em conjunto com três parafusos excêntricos, “criam um sistema de fixação extremamente rígido, sem folga, resultando em alta estabilidade e repetibilidade”, diz Egger.
São três tipos de módulos: FX, com sistema de fixação clássico e insertos de uma aresta, não retificados, para cortes profundos. “É um sistema simples, mas é também o mais econômico do mercado mundial”. O LX é robusto, tem sistema de fixação do inserto por parafuso vertical, e é voltado para usinagens pesadas e cortes de grandes espessuras. Já o GX é o mais sofisticado, com parafusos excêntricos e insertos de duas arestas, nas opções retificado e não-retificado, possibilitando torneamento longitudinal.
Quando equipado com os insertos da série TC, o sistema deixa de ser um simples sistema de bedames. Com eles, pode-se cortar roscas, internas e externas, e à direita é à esquerda com o mesmo inserto. “É o único sistema de bedames que permite abrir roscas”, reforça Egger.
Os insertos estão disponíveis em classes para usinagem de aços, ferros fundidos e alumínio/não-ferrosos, nos tamanhos de 1 mm a 9,7 mm.
“Vamos introduzir a linha com um pacote básico, econômico, composto de bedames de duas arestas e suporte monobloco”, informa Egger, acrescentando que “o sistema é muito flexível, atendendo a todos os desafios de corte e canal”. Segundo o diretor, a expectativa da filial brasileira é a que a linha alcance aqui o excelente desempenho que obtido no mercado mundial.