São Paulo, 23 de dezembro de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

10/09/2006

Titex: 10 anos de crescimento contínuo no País

10/09/2006 – Dez anos atrás, quando chegou ao Brasil, a Titex – fabricante de ferramentas rotativas de origem alemã e integrante do grupo Sandvik – encontrou um mercado que praticamente dava seus primeiros passos rumo à aplicação. “No segmento de ferramentas inteiriças de metal duro e até mesmo de HSS (ao contrário do de intercambiáveis) ainda não se exigia ferramentas específicas para cada aplicação, principalmente na área de rosqueamento”, conta Marcos Soto, gerente da Titex + Prototyp para a América do Sul.

Com uma ampla gama de ferramentas em seu portfólio, a empresa precisou de início investir na difusão do conceito da aplicabilidade. “E tivemos sucesso. A empresa registrou crescimento significativo e contínuo. Nos dez anos de atuação no mercado brasileiro não tivemos dois anos de faturamento igual”, afirma Soto, frisando que no ano passado, em relação a 2004, o faturamento foi 40% maior. “Nossa meta é manter o crescimento em níveis similares, inclusive em 2006”. 

Simultaneamente, trabalhou no sentido de implementar os conceitos de ferramentas de alta performance e custo-benefício. “Tanto que onde se aplica as ferramentas da Titex raramente se consegue substituir… A não ser por outra Titex”, diz, com uma ponta de orgulho, lembrando que após a Titex vários fabricantes de peso do segmento de rotativas se instalaram no Brasil e outros tiveram que mudar o conceito. “Hoje somos um player bem-conceituado nesse mercado”.

Com fábricas na Alemanha e França, a Titex produz brocas, machos e fresas de topo em metal duro e HSS. No ano passado, a empresa se fundiu a outra marca do grupo Sandvik, a Prototyp, também da Alemanha, que produz machos e fresas de topo em metal duro e HSS. No Brasil, desde o início de 2006, passou a adotar o nome de Titex + Prototyp, ficando a primeira mais focada na área de furação, e a segunda em rosqueamento e fresamento.

NOVOS PRODUTOS – Segundo Marcos Soto, os centros de pesquisa e desenvolvimento das duas empresas têm contribuído bastante para o resultados da Titex + Prototyp no Brasil – “além da bem-treinada equipe técnica nacional”, frisa. No caso da Titex, cita o desenvolvimento das brocas helicoidais de metal duro com refrigeração interna a partir de 0,75 mm de diâmetro para furos até 8xd, na linha standard. “É a única do mercado mundial com essas características”, garante.

Outro destaque são as brocas helicoidais XD, de metal duro com refrigeração interna para furação profunda, de até 30x o diâmetro, disponíveis de 4 mm de diâmetro em diante, também em catálogo. “Em breve teremos a mesma tecnologia para até 40xd de profundidade”, adianta.

 
Já a especialidade da Prototyp é a solução de problemas, particularmente em materiais de difícil usinagem, tanto nas áreas de furação como rosqueamento. “O design das ferramentas é sempre muito arrojado”, diz, citando como exemplo os machos Synchrospeed, para altíssimas velocidade de corte e que podem ser aplicados desde aços até cobre. Outro destaque é a linha de fresas de topo em metal duro ProtoStar Flash, também para aplicação em altíssimas velocidades.

Quanto ao custo-benefício, lembra cases em que a substituição de um macho laminador, por exemplo, ofereceu rendimento cinco vezes maior que o concorrente. “Já a broca XD, em substituição a uma broca-canhão, possibilitou performance de 500 a 600% maior”, informa.

Outro pacote de novidades deve ser lançado ainda este ano. Marcos Soto prefere não adiantar os lançamentos, mas garante que serão em grande número e com características que, acredita, causarão grande interesse entre os usuários de ferramentas rotativas.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.