(19/09/2021) – “Os principais fabricantes da indústria automotiva brasileira já conhecem as retificadoras Jucrank 6S e 6L e sabem dos níveis de produtividade e precisão superior dessas máquinas”, diz Dirk Huber, diretor da Junker no Brasil. Porém, segundo o executivo, esses indicadores acabam de ser otimizados. Com algumas inovações promovidas nessas plataformas, como novos motores lineares e sistemas de guias otimizadas, os índices de tempo de ciclo, gastos com manutenção e eficiência energética estão ainda maiores.
Huber destaca que os acionamentos de motores lineares de alta performance dos eixos X e Z das novas retificadoras permitem maior movimentação e aceleração em espaço reduzido, ao mesmo tempo em que possibilitam máxima dinâmica e precisão. “Logo na primeira peça, é possível alcançar a qualidade desejada, graças à mais recente tecnologia de medição”.
Tempo de ciclo até 35% menor – “O conceito modular ampliado dos módulos da mesa torna as retificadoras Jucrank flexíveis e preparadas para o futuro”, informa. Os módulos da mesa, como cabeçote porta-peça, contra-ponto ou lunetas, são montados em módulos universais padronizados, que podem ser movidos automática ou manualmente, e ser posicionadas para diferentes peças. Esse conceito modular se destaca pelo posicionamento altamente flexível dos componentes do módulo da mesa sobre as guias na área de trabalho. Os módulos da mesa podem ser convertidos rapidamente para retificações futuras.
O conceito geral do sistema contempla o fácil acesso a todos os componentes e a simplicidade na conversão dos equipamentos. Boa acessibilidade e um alto nível de facilidade de serviço reduzem o tempo gasto com a manutenção e seus custos.
A cobertura completa de todas as guias e motores permite que a retificadora seja operada com fluidos de corte como emulsões ou óleos de corte.
Menor gasto com manutenção – Segundo a fabricante, a base da máquina, fabricada com concreto polimerizado, oferece excelente amortecimento e alta rigidez da torção. O enxague otimizado do barramento facilita a manutenção e uma tubulação integrada ao suporte da máquina permite a conversão futura da retificadora. A economia de custos já é alcançada durante o transporte, graças às dimensões otimizadas da máquina.
As inovações nas áreas de refrigeração, bombas e controle de pressão asseguram que os fluidos de refrigeração prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana sejam eliminados. Além disso, aumentam a eficiência energética, reduzindo os dispêndios com manutenção.