(08/08/2021) – A Grob expandiu seu portfólio com o recente lançamento da linha G, na versão com quatro eixos. Segundo a empresa, com isso, passa a oferecer máquinas para às crescentes demandas de todos os mercados, além do segmento de 5 eixos.
De acordo com a fabricante, o design modular da máquina e a variedade de opções permitem que os centros de usinagem universais de 4 eixos G440, G640 e G840 sejam configurados de acordo com os requisitos específicos de cada cliente. “Tal como acontece com as máquinas Grob de 5 eixos, a série de 4 eixos impressiona por seu design compacto, alta produtividade e estabilidade maximizada”, informa.
Além de atender as demandas da indústria automobilística, a nova série também é voltada para aplicações na engenharia mecânica em geral, e nas indústrias de ônibus e caminhões, ferroviárias, equipamentos agrícolas e de construção civil. “As novas máquinas de 4 eixos se destacam no mercado pela alta capacidade de carga e altas taxas de avanço e aceleração dos eixos principais, garantindo maior produtividade”, destaca a Grob em comunicado de imprensa.
Coluna Móvel – Para reduzir o peso dos componentes estruturais e, ao mesmo tempo, aumentar a estabilidade, a série de máquinas de 4 eixos foi projetada com o auxílio de métodos numéricos, como otimização da topologia e simulações FEM. A série é projetada como uma coluna móvel em uma plataforma rígida de máquina com três pontos de fixação. O eixo rotativo é alimentado por um motor de torque dinâmico e os eixos lineares por acionadores de fuso de esferas. Para os modelos G640 e G840, a área de trabalho pode ser expandida para uma altura maior configurada para o segmento alvo, permitindo o uso de unidades de fixação mais altas.
Variedade de Motofusos – Além das variantes de palete de 500 mm, 630 mm e 800 mm, os três tamanhos de máquina G440, G640 e G840, oferecem ampla variedade de tamanhos de motofusos disponíveis, com interfaces pequenas e grandes para HSK, SK, CAT, BT e BIG-PLUS. Os motofusos, projetados e fabricados pela Grob, foram desenvolvidas para atender as necessidades tanto da produção em série, quanto das tarefas dinâmicas e altamente precisas de usinagens especiais.
Tecnologia de automação – A Grob destaca ainda que, com seu Centro de Excelência no Brasil, está capacitada a fornecer aos clientes soluções de automação customizada, projetadas com o auxílio de planejamento 3D e simulações de processo conforme condições do mundo real. As possibilidades vão desde um trocador de paletes com torres de fixação, até sistemas de manipulação de paletes e peças com robô, desenvolvidos pela própria empresa.
Os magazines de ferramentas são instalados na parte lateral da máquina como módulos separados e independentes, podendo ser facilmente substituídos posteriormente se as condições de trabalho mudarem. As capacidades de armazenamento de ferramentas podem ser dimensionadas de maneira flexível. Magazines com capacidade para até 450 ferramentas longas (HSK-100) estão disponíveis, levando o portfólio ao extremo em termos de flexibilidade. Magazines de ferramentas centralizados também fazem parte das possibilidades de integração, formando sistemas flexíveis de manufatura.
Ferramentas com comprimentos de até 830 mm podem ser inseridas manualmente nos pockets a uma altura ergonomicamente apropriada durante a operação.
Para mais informações técnicas Clique Aqui