(20/06/2021) – A usinagem de aços inox e de aços especiais requer machos de corte de alto desempenho. Neste campo, a Gühring conta a linha Pionex, agora com duas novas coberturas. Segundo a fabricante, a linha é de grande versatilidade, pondendo também ser utilizada também em outros materiais, desde aços até ligas de alumínio.
As opções de coberturas são a Sirius, para operações em furos passantes, e a Super A, para furos cegos. “As duas coberturas, em conjunto com o novo processo de tratamento superficial, garantem baixo coeficiente de atrito, auxilia na evacuação do cavaco, protege a região de corte contra o desgaste, além de aumentar a vida da ferramenta”, explica Neider Oliveira Soares, coordenador de Engenharia e Inteligência de Mercado, da Gühring Brasil.
Segundo Soares, outro diferencial da Pionex é a diversidade de tolerâncias disponíveis no catálogo da linha standard. “Esta linha tem tolerâncias em 6HX, 6GX, 7GX, oversize tipo 6H+0,1 e 2BX, ideais para maximizar a vida da ferramenta e atender a demanda de roscas oversize, muito comum em peças que passam por um processo de tratamento posterior”.
A versão Standard da Pionex é composta por machos HSCO e HSS-E-PM (aço rápido e sinterizado). “Devido a sua alta qualidade de acabamento e design inovador, a Pionex é indicada para trabalhar em máquina CNC, preferencialmente com fixação Gührosync”, ressalta Soares. A Pionex está disponível para todos os tipos de roscas importantes: métrica, métrica fina, UNC, UNF e roscas G. É recomendada para operações nos segmentos automotivo, autopeças, usinadores de ligas de inox e aços especiais