São Paulo, 05 de novembro de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

05/12/2020

Durr cria novo método de pintura para a indústria


(06/12/2020) – Com o objetivo de atender diversos setores da indústria que demandam a pintura de peças, a Dürr desenvolveu o aplicador EcoPaintJet, que possibilita o revestimento de grandes áreas ou de padrões simples com alta definição nas bordas sem excesso de tinta.

O revestimento de superfícies para conferir proteção ou cor exige, muitas vezes, o mascaramento manual ou a aplicação de tinta com película. Além disso, o processo gera desperdício de materiais como, por exemplo, fita adesiva. De acordo com a Dürr, isso não acontece com o uso EcoPaintJet e, por isso, ele já está sendo usado na produção automotiva em série.

O suprimento de tinta é controlado por três válvulas. O aplicador é uma placa com bicos que produz dezenas de jatos de tinta paralelos que podem ser ativados/desativados a qualquer instante para iniciar ou interromper o processo de revestimento. Ao contrário dos processos de pintura que envolvem pistolas de pulverização ou atomizadores rotativos de alta velocidade, esse processo não exige ar de atomização. Com isso, não há excesso de tinta para filtragem do ar da cabine, como ocorre ao usar métodos convencionais.

Ao evitar o excesso de tinta, o aplicador aumenta a eficiência de revestimento, abrindo para as empresas um leque de opções de design de produtos e de transporte de mercadorias. As superfícies são protegidas pela aplicação direcionada de uma película obtida por pulverização. Quando a peça chega ao destino, basta retirar essa película.

A Adler, fabricante austríaca de tintas, está promovendo a nova tecnologia de aplicação em conjunto com a Dürr, apresentando soluções de revestimento incolores e pigmentadas que, além dos requisitos comuns de pintura, são adaptados com precisão às características especiais dessa tecnologia. “Para essa tecnologia visionária de aplicação, desenvolvemos produtos à base de água inovadores e ecologicamente corretos, que oferecem o máximo de durabilidade e, ao mesmo tempo, uma individualidade visual que vai além de materiais em chapa”, disse Albert Rössler, CTO da Adler.

O produto ganhou o prêmio “Deutscher Innovationspreis” de inovação do ano na Alemanha e já está disponível para a indústria em geral.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.