(22/11/2020) – A Kennametal está expandindo a série Harvi I TE, de fresas de ponta esférica de quatro canais. Projetada para aumentar a produtividade em operações de desbaste e acabamento 3D, as ferramentas oferecem, segundo a fabricante, menor custo de usinagem através da remoção máxima de metal em um amplo leque de materiais.
De acordo com a Kennametal, a fresa de ponta esférica conta com um alívio exclusivo e inovador que exige uma observação mais atenta. Na área mais crítica – a seção da ponta esférica – um contorno ondulado modela o alívio fazendo com que o líquido de refrigeração flua de forma aprimorada para a zona de corte. “O alívio ondulado possibilita avanços e velocidades maiores, assim como maior profundidade de corte através do amortecimento de vibração avançado e forças de corte menores”, informa a empresa.
No diâmetro externo, o alívio muda de forma e se transforma no alívio facetado excêntrico, que oferece excepcional resistência da aresta, precisão geométrica, forças de corte menores e torna esta série de fresas de topo muito versátil.
Outros avanços na geometria dos estilos de ponta quadrada – incluindo uma face com ponta torcida, afiação central específica e um ângulo helicoidal variável – também foram projetados para esta nova fresa de topo de metal duro.
A fresa de ponta esférica Harvi I TE está disponível em dois comprimentos diferentes, os dois com uma faixa de diâmetro de 2 a 20 mm (1/16″ a 1″). O comprimento regular é a primeira opção para operações de fresamento de cópia 3D, enquanto a versão longa oferece comprimento de corte suficiente (até 4xD) para muitas aplicações, incluindo fresamento de canto quando for necessário o acabamento de parede e fundo.