(15/11/2020) – Ferramentas de corte voltadas as segmento ferroviário são muitas vezes complexas, devido a requisitos específicos para se usinar determinados componentes de maneira eficiente e confiável.
Em muitos casos, as ferramentas de corte para a indústria ferroviária são classificadas como “especiais”, projetadas para operações específicas de cada cliente. Mas nem todas as soluções voltadas a este segmento precisam ser tailor made.
Segundo a Dormer Pramet, fabricante que tem larga tradição no atendimento deste segmento industrial, existem várias ferramentas standard em seu portfólio que podem ser usadas para a produção de vários componentes ferroviários.
A Penta HD e a Econ HN, por exemplo, são ferramentas intercambiáveis para fresamento – da linha Pramet – que podem ser usadas para várias aplicações, incluindo chaves de usinagem, placas de base e peças de vagões, como chassis e eixos de rodas.
Usinagem de rodeiros – Rodeiros de trem são fabricados em aço ligado forjado ou fundido. Devido às cargas de trabalho, as superfícies ficam deformadas, sendo necessário o retorneamento para o constante funcionamento do sistema. Deformações e superfícies encruadas são uma constante nesse processo. O controle de cavaco é fator primordial para a segurança operacional e maior facilidade no manuseio.
Para tanto, a empresa possui em seu portfólio insertos de alta performance para a fabricação de rodas novas para o setor ferroviário, garantindo controle eficiente dos cavacos e alto rendimento, com vida útil prolongada e previsível garantindo maior segurança de processo, incluindo classes com cobertura MT-CVD de alto rendimento, mais produtivas e que oferecem desgaste previsível e prolongado.
“Possuímos também insertos para retorneamento de rodeiros, que oferecem maior vida útil, com quebra-cavacos que garantem controle eficiente dos cavacos, diminuindo o manuseio indesejado e a facilitando a limpeza, bem como garantindo a segurança do processo e do operador”, informa a fabricante.
Usinando chaves de mudança – A usinagem de trilhos e chaves de mudança é um desafio constante devido aos longos balanços e comprimentos usinados. Além disso, o próprio material com aços extremamente ligados, com altos teores de manganês dificultam a usinabilidade. As fresas helicoidais tipo abacaxi são uma solução para esse cenário, indicadas para altas remoções de material, com insertos econômicos dupla face, sendo aplicadas no fresamento de trilhos, chaves de mudança e outros componentes de grande porte e alta remoção de material.
Penta HD – A fresa Penta HD foi projetada para a usinagem de chaves de mudança. Permitindo que os operadores utilizem toda a potência de suas máquinas, a Penta HD com pastilha PNMU é ideal para operações de desbaste pesado em uma variedade de materiais, incluindo aços, aços inoxidáveis e ferro fundido.
Oferecendo até 10 mm de profundidade de corte e uma taxa de avanço de 0,7 mm por dente, a linha permite altas taxas de remoção de material e de produtividade. Seu projeto de inserto dupla face com dez arestas de corte tem um comprimento de 100 mm, com cada aresta numerada para facilitar a troca.
Em um exemplo de teste recente, a Penta HD com insertos PNMU, quebra-cavacos M e classe M8345 foi capaz de usinar 4.600 mm de esteira em 39 minutos, com velocidade de corte de 70 m/min, taxa de avanço de 0,33 mm/dente e profundidade axial de corte (ap) em 7 mm.
De acordo com a fabricante, outro recurso importante da Penta HD é o uso da tecnologia Sidelok – patenteada pela Dormer Pramet -, que fornece fixação e liberação rápida e fácil dos insertos. Com um grande parafuso de retenção permanentemente no corpo da fresa, os insertos podem ser trocados rapidamente, permitindo mais tempo de máquina e maior produtividade.
Econ HN – As operações ferroviárias adicionais em que as ferramentas standard podem ser usadas incluem a usinagem de placas de base – o elemento de conexão que garante que o trilho seja preso com segurança à amarração ou dormente. Além disso, os eixos do conjunto de rodas, os conectores do freio, os apoios da viga e as estruturas do vagão também necessitam de usinagem.
Para todas essas aplicações, exige-se alta produtividade e, ao mesmo tempo, o respeito as limitações de produção e materiais específicos. Em qualquer usinagem inicial, as fresas de faceamento são geralmente as ferramentas mais adequadas. Isso permite a remoção de grandes quantidades de metal, criando uma superfície com uma base lisa e plana, antes que um formato específico possa ser executado para conectividade com outros componentes.
Ao usinar a parte inferior das placas de base, por exemplo, são frequentemente utilizadas fresas de facear com diâmetros de até 160 mm. A linha Pramet Econ HN oferece uma fresa de faceamento de 45°, que está disponível de 25 a 315 mm de diâmetro e inclui os insertos HNGX 06 e HNGX 09.
Projetada para gerar melhor qualidade de superfície, essa gama pode executar tanto desbaste (até 6 mm de profundidade de corte), até acabamento (até 1 mm de profundidade de corte). Seus insertos possuem 12 arestas de corte, com opção Wiper para melhor acabamento superficial, sendo ideais para usinagem de ferro fundido, bem como de aços.
Alta densidade do inserto para alta produtividade e vida útil mais longa da ferramenta, significam que forças de corte mais baixas são necessárias. Além disso, um passo de dente diferencial e uma geometria exclusiva (F, M ou R) para cada operação, do acabamento ao desbaste, junto com a refrigeração interna, fornecem alta precisão da ferramenta e funcionamento silencioso.
Para mais informações www.dormerpramet.com.