(01/11/2020) – A Sandvik Coromant está pronta para atender as novas necessidades das montadoras na fabricação de peças e componentes de powertrain para veículos elétricos e híbridos, além é, claro, dos convencionais à combustão. Para demonstrar sua capacitação neste campo, a empresa promoveu na semana passada coletiva de imprensa online, a partir do Coromant Center dos Estados Unidos.
Brent Marsh, gerente de Desenvolvimento de Negócios Automotivos das Américas, lembrou que a Sandvik deu ínicio às pesquisas de soluções de usinagem para componentes de veículos elétricos há mais de 15 anos. Experiência acumulada suficiente para atender um mercado em ascensão. Estima-se que até 2026 os híbridos e elétricos responderão por 42% dos veículos produzidos no mundo, enquanto os com motores à combustão representarão 58%.
As apresentações buscaram demonstrar a capacidade das soluções da empresa no enfrentamento dos desafios da usinagem do alumínio, material-chave da maioria dos componentes desenvolvidos para os veículos hibridos e elétricos, graças a suas cacterísticas de leveza, durabilidade e ductibilidade. Segundo Marsh, a empresa tem procurado desenvolver soluções que atendam a necessidades dos clientes, em especial no que se refere ao menor custo por peça, maior capacidade de remoção, além da redução do desgaste e do inventário de ferramentas.
Na área de fresamento, o destaque foi para a linha de fresas M5, que oferece soluções para os desafios da usinagem de componentes de transmissão de alumínio, em especial a eliminação de rebarbas. “A série M5 de fresas da Sandvik Coromant melhora a qualidade da superfície, reduz o custo por unidade e aumenta a produtividade de peças como caixas de transmissão”, segundo a empresa.
Projetada específicamente para ligas de alumínio, a Série M5 está disponível nas seguintes versões: M5C90, para faceamento de alumínio em uma só operação; M5B90, para superacabamento; M5Q90, para operações de primeiro estágio em desbaste; M5R90, para desbaste e semiacabamento; M5F90, voltada ao desbaste e acabamento em uma só operação; e M610, desenvolvida para acabamento de materiais bimetálicos (alumínio e ferro fundido – GCI)
Para torneamento, foram apresentadas as novas classes GC4425 e GC4415, de melhor tenacidade e maior resistência ao desgaste e ao calor e que, segundo a fabricante, superam a concorrência na maioria das aplicações de torneamento de aços. Entre os benefícios, foram citados o incremento da produção, redução do tempo de ciclo e de custos e a diminuição do inventário.
As novas classes são revestidas com a segunda geração da tecnologia Inveio, que se caracteriza “pela orientação de cristal aprimorada para maior resistência ao desgaste e desempenho ainda mais consistente”. Também foram feitas demonstrações da PrimeTurning, tecnologia desenvolvida pela Sandvik Coromant, que possibilita o torneamento em todas as direções com mais eficiência e produtividade do que o processo convencional.
Destaque ainda para a ferramentas CoroTurn 107, para torneamento interno e externo de peças delgadas, que oferecem fluxo desobstruído de cavacos, excelente controle de cavacos, com geometria Wiper, que possibilita o dobro de velocidade com a mesma qualidade de acabamento superficial, e a CoroTurn 300, de oito arestas, que reduz o inventário.