São Paulo, 25 de novembro de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

25/07/2020

CoroDrill 860-GM: uma broca para todos os materiais


(26/07/2020) – Para os fabricantes de automóveis, as soluções de ferramentas com vida útil mais longa são essenciais para produção mais lucrativa, porém, muitos veem poucos motivos para mudar o set-up existente das ferramentas. Para James Thorpe, gerente global de produtos na Sandvik Coromant, os benefícios de ferramentas com vida útil mais longa – como a recém-lançada CoroDrill 860-GM – não devem ser subestimados, em especial na redução de custos por peça ou no aumento do resultado geral.

A vida útil imprevisível da ferramenta é uma das maiores ameaças à produção automotiva em massa, especialmente porque suas operações são altamente automatizadas e usam alguns dos sistemas de automação e robóticos mais avançados do mundo. O tempo parado é caro, demorado e interrompe a produção, então, não é necessário dizer que as falhas das ferramentas devem ser evitadas a todo custo.

Em alguns casos, os fabricantes ajustam os intervalos de trocas das ferramentas menores que a vida útil máxima da ferramenta. Normalmente, essa abordagem é recomendada porque as variações dos materiais nos componentes automotivos são mínimas. Ela determina que as trocas das ferramentas devem ser previsíveis e mais seguras com o objetivo de tentar prolongar a vida útil da ferramenta para que ela produza mais algumas peças.

Furação de múltiplos materiais – Para os especialistas da Sandvik Coromant, o segredo para prolongar a vida útil da ferramenta não é apenas o tempo que uma ferramenta passa em uso, mas depende também do desenho da própria broca. Esta abordagem levou ao desenvolvimento da CoroDrill 860 com a geometria -GM aprimorada, uma broca inteiriça de metal duro com novo desenho para uma vasta gama de materiais e aplicações por todos os setores industriais.

Para a criação da CoroDrill 860-GM, a Sandvik Coromant aplicou sua expertise em máquinas-ferramentas e usinagem no desenvolvimento de uma nova classe, um exclusivo substrato de metal duro e grãos finos conhecido como X1BM. O metal duro de finos grãos tem maior dureza e ainda mantém a tenacidade.

Além disso, a ponta da broca é revestida com fina cobertura multicamadas por PVD, visando a melhoria da produtividade da broca e o alcance de vida útil da ferramenta consistente em diferentes materiais. O resultado é uma ferramenta com excelente estabilidade, usinagem mais segura e vida útil da ferramenta aprimorada ao usinar ferros fundidos, aços, aços inoxidáveis, aços endurecidos e metais não ferrosos.

Avaliação da vida útil da ferramenta – De acordo com a fabricante, uma maneira melhor de avaliar a vida útil da ferramenta é medir a quantidade de material removida. Para auxiliar a produtividade, a CoroDrill 860-GM tem um canal com desenho inovador e polido que melhora o escoamento dos cavacos e a qualidade do furo. Isso ajuda a reduzir o acúmulo de calor na ferramenta, além de propiciar maior resistência no núcleo e reduzir as forças de corte durante a furação.

A 860-GM faz parte da gama CoroDrill de brocas inteiriças de metal duro da Sandvik Coromant que foram desenhadas não apenas para otimizar o desempenho, mas também para melhorar a versatilidade, pois podem ser usadas em muitas aplicações e materiais em vários setores industriais.

Isso inclui o uso com os seguintes grupos de materiais: ISO-P, o maior grupo de materiais que abrange desde materiais sem liga até alta liga; ISO-M que inclui aços inoxidáveis difíceis de cortar, aços austenísticos e aços duplex; ISO-K cinza, ferros fundidos grafite compactados e nodulares; aços ISO-H com dureza Rockwell entre 45-65 HRc; e ISO-N para materiais não ferrosos, mais macios como alumínio, cobre e latão.

Geometria avançada – O que significa dizer que a CoroDrill 860-GM teve o desenho aprimorado? A fabricante destaca: ponta otimizada e geometria de canal avançadas, núcleo reforçado e cantos com chanfros, preparação da aresta para remover microdefeitos na aresta de corte e margem dupla para melhorar a estabilidade da furação. A ponta da broca também é desenhada com ângulos de folga refinados e acabamento superficial aprimorada.

Em geral, esses recursos do desenho estabilizam a broca, reduzem as rebarbas na entrada e na saída e melhoram a tolerância, o acabamento e a retilineidade do furo. A broca também propicia progressão de desgaste estável e excelente precisão do furo.

Vida útil da ferramenta aprimorada – Para fabricantes automotivos, a CoroDrill 860-GM provou ser útil para furar blocos de motor, carcaças, flanges e coletores. Além da engenharia automotiva e geral, a broca também é adequada para aplicações em que a qualidade do furo é fundamental – como no setor aeroespacial, petróleos e gás, energia renovável e nuclear.

Alguns dos resultados mais impressionantes alcançados com a 860-GM até agora foram reportados por um fabricante automotivo na Coreia, na usinagem de furos passantes em um lote de produção de conectores de transmissão automotiva. Em geral, oito furos passantes com 8,2 mm (0,32”) de diâmetro foram usinados em cada peça com uma profundidade medida de 10 mm (0,39”).

A solução existente produzia 200 componentes, 1600 furos no total, com uma velocidade de corte (Vc) de 80 m/min (3102 rpm) e avanço de corte (Vf) de 381 mm/min. Por sua vez, a CoroDrill 860-GM produziu 2300 peças (18400 furos) com um Vc de 100 m/min (3878 rpm) e Vf de 814 mm/min. O resultado foi uma melhora da vida útil da ferramenta de 1150% e um aumento de produtividade que ajuda a reduzir significativamente o custo por peça. Da mesma forma, resultados impressionantes foram reportados por outros clientes da Sandvik Coromant dentro do segmento automotivo em todo o mundo.

Escolha sólida – As características da CoroDrill 860-GM vão além da segurança de usinagem e da vida útil aprimorada da ferramenta. Como a solução utiliza uma broca para todos os materiais, o estoque pode ser reduzido e há uma maior flexibilidade da máquina, o que diminui o tempo de set-up e os custos. Essas vantagens mostram que os fabricantes de automóveis devem considerar o impacto positivo de brocas aprimoradas, como a 860-GM, no resultado – particularmente os benefícios em longo prazo para quando a vida for uma maratona e não uma corrida comum.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.