São Paulo, 25 de novembro de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

18/07/2020

Trumpf lança dobradeira TruBend Series 5000


(19/07/2020) – A nova dobradeira TruBend Series 5000, de acordo com a Trumpf, coloca as necessidades dos operadores em primeiro plano. Por esse motivo, traz uma variedade de componentes ergonômicos e um novo conceito de controle, que facilitam a operação.

É equipada com o On-Demand Servo-Drive (servomotor acionado por demanda), sistema de acionamento que vem acoplado a 4 cilindros hidráulicos. Segundo a empresa, o servomotor, além de otimizar a produtividade, economiza energia durante o processo de dobra.

De interface simples, a dobradeira traz painel de controle Touchpoint que possibilita visualização 3D bastante realista. A máquina pode ser operada sem o uso de mouse, via monitor de 21,5 polegadas equipado com a função multitoque, sensível ao toque até de luvas de trabalho. A posição do monitor é ajustável, o que proporciona mais conforto ao operador.

O MobileControlPro, unidade de controle móvel adicional, pode ser posicionado em qualquer ponto ao longo do feixe da prensa, evitando idas e vindas dos operadores até o painel de controle fixo. Um visor colorido de 3,5 polegadas permite a inserção das direções necessárias para o processo de dobra, incluindo instruções para mudanças de etapa (dobra seguinte / anterior) e correções das posições do ângulo e do eixo.

A máquina também apresenta novo pedestal de operação sem fio, acessório equipado com sensores inteligentes que permitem acionamento do movimento de descida para dobra. Segundo a Trumpf, o pedestal foi atestado e aprovado pela instituição de inspeção e autoridade de certificação TÜV.

Consoles de suporte com ajuste de altura são utilizados para facilitar o manuseio das peças. Com capacidade de carga de até 200 kg, os consoles são apropriados para a produção diária de peças grandes e pesadas. Um auxiliar de posicionamento óptico reduz os tempos de configuração, graças aos LEDs brancos que mostram, com precisão milimétrica, onde as ferramentas de dobra devem ser posicionadas. Para posicionar as peças com segurança, a máquina é fornecida com medidor de retorno otimizado de 2, 4, 5 ou 6 eixos.

A dobradeira também é equipada com os sistemas TCB e ACB que medem o ângulo em tempo real durante o processo de dobra, possibilitando o controle automático da dobra e, também, de sua espessura. Existem duas variações dos sistemas de medição de ângulo ACB para a TruBend Series 5000. Dependendo da operação, eles podem se complementar.

No novo sistema ACB, compatível com todos os tipos de ferramentas, existem estações de medição na frente e atrás da linha de dobra, cada uma se movendo automaticamente para a posição correta. Como parte de um processo óptico sem contato, um laser projeta uma linha na chapa e uma câmera mede o ângulo. Operações de dobra com lados curtos, superfícies reflexivas ou que exigem medições multiponto são aprimoradas com o ACB Wireless, que realiza as medições por meio de dois discos de sensor integrados à ferramenta superior.

Outros recursos disponíveis são o TecZone Bend e o TSO – Otimizador de preparação da ferramentas. O TecZone Bend é um sistema de programação automático instalado no painel da máquina que permite a abertura de desenhos em 2D ou 3D. Já o TSO otimiza os planos de preparação de um conjunto de peças a serem dobradas. Faz cálculos para que haja o mínimo de mudança de ferramental na máquina, contribuindo com a ergonomia e o tempo de preparação para a operação.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.