(25/08/2019) – A Liebherr Aerospace do Brasil (LAB) instalou recentemente um novo produto da Haimer, o Power Clamp Comfort i4.0, em sua unidade de Guarantiguetá (SP). Seguindo diretrizes globais do grupo, a focada no aumento da produtividade da fábrica, na melhoria constante de processos e na implementação de soluções 4.0, a LAB identificou que um dos pontos críticos, onde o potencial de melhoria era muito alto, estava dentro da sala de montagem de ferramentas.
O sistema de fixação mais usado na LAB é o sistema de indução térmico, que garante a melhor condição de batimento das ferramentas, força de fixação e rigidez superior comparado a outros sistemas e conseqüentemente menores níveis de vibração durante a usinagem. “Isso permite que os parâmetros de corte sejam mais altos e as máquinas mais produtivas ao mesmo tempo em que o processo de usinagem gasta menos as ferramentas de corte e proporciona um nível de confiabilidade, repetibilidade e qualidade impressionantes”, de acordo com a Haimer.
Para fazer a montagem das ferramentas nos mandris térmicos, é necessário uma máquina de indução. A Haimer é a fabricante mais tradicional no mundo deste tipo de equipamentos. Após entender o processo de montagem de ferramentas da LAB, a equipe técnica da Haimer do Brasil, usando sua experiência e know how em salas de ferramentas, apresentou como solução a nova máquina Power Clamp Comfort i4.0.
A máquina se encaixou perfeitamente na fábrica de Guarantiguetá, pois permite um set up mais rápido além de três posições de montagem e resfriamento por contato e possibilita a conclusão de uma montagem em 30 segundos. Em adicional, a máquina possui LEDs que ficam verdes e informam quando o processo está concluído, aumentando a segurança e confiabilidade do processo, permitindo inclusive o enquadramento na NR-12.
O novo display de 7” e o software extremamente intuitivo e interativo, são fundamentais para a fácil operação do equipamento, além disso existe um leitor de QR Code que, ao identificar no mandril térmico o código QR, ajusta automaticamente os parâmetros de indução, garantindo maior agilidade e economia de tempo na seleção da ferramenta.
Essa nova máquina 4.0 fica ainda pré-configurada para conexão em rede e preparada para comunicação com outros equipamentos da sala de montagem, como magazines de armazenamento de ferramenta, máquina de presetting Haimer Microset e máquina de balanceamento Haimer Tool Dynamic.
Para a tomada de decisão sobre o investimento do equipamento, a equipe técnica da Haimer do Brasil, em conjunto com o time LAB, calculou o tempo de retorno de investimento da máquina e essa informação foi decisiva para a compra, pois desde o dia da instalação da máquina o retorno já está acontecendo.