(16/06/2019) – Em grande parte das máquinas, a transmissão de movimento é feita usando transmissão mecânica com servomotores, que transformam o movimento rotacional em linear. Apesar de bastante eficaz, esse equipamento gera alguns desgastes em peças e, em alguns casos, pode ser substituído pelo motor linear para gerar maior simplicidade e trazer mais resultados, de acordo com a Mitsubishi Electric.
“Isso é possível porque esse motor não necessita de transmissão mecânica, visto que seu movimento já é linear. Com isso, é possível obter uma estrutura mais compacta – sem transmissões e acoplamentos mecânicos de montagem – e ganhos significativo em termos de cinemática e dinâmica. Além disso, não possui erros de reversões mecânicas em seu movimento”, explica Eduardo Miller, engenheiro de aplicação.
De acordo com o especialista, esse tipo de solução pode ser aplicado em máquinas de alto desempenho que exigem altas acelerações / desacelerações, altas velocidades e alta precisão. “Mesmo tendo um investimento maior do que as soluções tradicionais, os benefícios geralmente compensam para aplicações em máquinas High Speed e High Accuracy”, destaca Miller.
Com o objetivo de mostrar de maneira mais aprofundada quais são os benefícios desse tipo de motor em relação às soluções tradicionais, a Mitsubishi Electric aponta seis tópicos que mostram as vantagens do motor linear dentro da indústria. São eles:
1 – Conceito “built-in”: O motor é integrado (solidário) com a mecânica, sem a necessidade de transmissão mecânica para gerar movimento linear, simplificando a sua construção Mecânica;
2 – Altas acelerações / desacelerações dos eixos;
3 – Altas velocidades;
4 – Movimentos com suavidade;
5 – Melhora na precisão;
6 – Melhora na repetibilidade.
O engenheiro lembra, porém, que antes de adotar o motor linear, é preciso ter cuidado. Mesmo com um número significativo de vantagens, esse tipo de aplicação não é recomendado para todas as máquinas. “As aplicações de motores lineares não são recomendadas em máquinas-ferramenta de porte grande, visto que as mesmas possuem alta inércia nos eixos e a rigidez dinâmica dos motores lineares é baixa, podendo gerar vibrações e ressonâncias na máquina”, finaliza Miller.