(24/02/2019) – A Schunk, fabricantes de sistemas de garra e tecnologia de fixação, expandiu a gama das garras universais PGN-plus-P. Agora, todos os tamanhos de PGN-plus-P estão disponíveis na versão ATEX (para utilização em áreas potencialmente explosivas). Até o fim do ano, todos os tamanhos também estarão disponíveis na versão com vedação à prova de sujeira para ambientes agressivos.
A versão à prova de sujeira é compatível com outros recursos da linha, como proteção à corrosão, altas temperaturas e precisão, para oferecer maior flexibilidade aos usuários na seleção do equipamento. Além disso, a fabricante também está expandindo o range de tamanhos. Este ano, os tamanhos 40, 160 e 240 foram adicionados, ou seja, todo o range de 40 a 240 com forças de garra de 160 N a 5.000 N e comprimentos de dedos toleráveis de 65 mm a 355 mm serão estabelecidos como padrão.
A PGN-plus-P oferece maior desempenho com o mesmo contorno de interferência. “O peso no ponto central do equipamento é reduzido o máximo possível por conta de seu design. Isto facilita processos dinâmicos, economiza espaço e reduz custos de investimento”, informa a fabricante.
“O fato de a dimensão de apoio entre as seis guias estriadas ter sido aperfeiçoado dois anos atrás para 40% e a área do pistão oval por cerca de 15%, possibilitou absorver torques mais altos, inserir dedos mais longos, e manusear componentes mais pesados”.
O novo projeto minimiza o desgaste e aumenta o tempo de vida, mesmo sob cargas comuns. Isto também se aplica ao aumento da superfície de tração diagonal das novas guias multiestriadas da garra PGN-plus-P, agora ainda mais larga, aumentando a confiabilidade do processo. Adicionalmente, um bolsão de lubrificação na guia multidentada garante uma lubrificação permanente nas superfícies deslizantes, e a manutenção gratuita vitalícia para as garras sob condições de operações em ambientes limpos.