(16/09/2018) – De acordo com a Walter Tools, fabricante de ferramentas de origem alemã, o conjunto formado pela nova fresa para rosqueamento T2713 e pelo novo inserto com geometria D61 apresentam novo conceito que possibilita o alcance de resultados nunca antes obtidos no fresamento de roscas.
A fabricante destaca que a fresa T2713 exige menos cortes radiais que as fresas da concorrência, suportando até mesmo longos balanços com extrema estabilidade. Se a T2713 oferece a maior flexibilidade possível, as demais fresas da nova linha, nas versões T2711 e T2712, apostam na máxima produtividade graças à usinagem paralela de seções de roscas. “Dessa forma, agora a família de fresas pode ser utilizada universalmente em 3 × DN para as roscas M24 a M85 ou UNC 1 a UNC 3½”.
A ferramenta oferece flexibilidade absoluta para diversos passos e comprimentos de rosca, tanto para roscas métricas quanto em polegadas, e maior produtividade e segurança de processo em relação à concorrência.
“A T2713 atinge essa meta ambiciosa dos desenvolvedores com algumas particularidades técnicas: os canais de escoamento garantem bom transporte de cavacos e impedem que a ferramenta seja desviada, o que, consequentemente, também permite roscas perfeitamente cilíndricas, mesmo em balanços maiores”, explica a fabricante.
Embora a T2713 seja projetada com menos dentes, ela é mais eficiente que muitos modelos da concorrência. Isso se deve a outra novidade da empresa para o fresamento de roscas: a geometria D61 conta com estabilizador no flanco. Assim, amortece vibrações, como tensionamentos insuficientes e balanços maiores de ferramentas. Quando o assunto é compatibilidade com adaptadores, a fresa conta com duas interfaces bastante conhecidas: Walter CaptoTM e Weldon.
Mais detalhes em www.youtube.com/watch?v=Q1TmpxPXqs0