São Paulo, 24 de novembro de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

14/07/2018

Fluido ecológico para usinar metais de alta dureza

(15/07/2018) – Para facilitar a usinagem de metais de elevada dureza – como aços W10, VK5, VK10, aço inoxidável e titânio – e, ao mesmo tempo, atender às mais rigorosas exigências sustentáveis do mercado globalizado, a fabricante de especialidades químicas Quimatic Tapmatic desenvolveu o Quimatic 3 Super Fluido.

Sintético, ecologicamente correto e produzido com lubrificantes de última geração, o fluido de corte é indicado para operações pesadas de usinagem como torneamento, rosqueamento, brochamento, mandrilhamento, repuxo e furação dos metais.

Conforme a fabricante, o produto se destaca pela ótima lubrificação no ponto de cisalhamento, pela redução do esforço das máquinas durante a usinagem, além de garantir melhor acabamento das peças e maior vida útil às ferramentas. “Com estes resultados, o fluido ajuda a evitar o retrabalho nas indústrias e combate o desperdício de materiais”, informa a Quimatic.

A empresa lembra que, por não ser inflamável e também não contar com solventes tóxicos e metais pesados na fórmula, o Quimatic 3 Super Fluido atende a todos os requisitos dos sistemas de gerenciamento SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde) e das normas ISO 14000 e ISO 18000.

O fluido de corte ecológico da Quimatic Tapmatic possui atração molecular (Molecular Edge) e tem coloração verde, facilmente identificável e que reflete o compromisso da solução com o meio ambiente. Econômico, não evapora, não ataca a camada de ozônio e pode ser usado em reservatórios de máquinas operatrizes que trabalham com fluidos de corte recirculantes.

Testes realizados pela Quimatic Tapmatic demonstram que o uso do Quimatic 3 Super Fluido garante mais de 50% de redução de torque em relação à usinagem a seco. Na usinagem com o produto de uma rosca M8 em aço inoxidável 304, o pico de torque chegou a 420 Ncm, menos da metade que o máximo de permitido (990 Ncm) neste tipo de operação.

“Essa diferença evidencia as várias vantagens da usinagem com o fluido de corte, entre elas menor temperatura durante o trabalho, menor gasto de energia, além do aumento de vida útil de máquinas e ferramentas”, enfatiza Marcos Pacheco, químico da Quimatic Tapmatic. “Outro diferencial é que a redução de atrito e de temperatura alcançada com o fluido garante melhor acabamento para as peças, sem a necessidade de diminuir a VC (velocidade de corte) ou aumentar a RPM (rotação por minuto).”

Assim como os demais fluidos da Quimatic Tapmatic, a solução ganhou nova embalagem com bico aplicador duas vezes maior que os bicos convencionais. Entre outras vantagens, a mudança garantiu maior precisão na aplicação do líquido; alcance mais fácil a pontos de difícil acesso para lubrificação e refrigeração; e aumento da segurança no manuseio, já que aumentou a distância entre a mão do aplicador e o ponto de corte. A extremidade do bico também conta agora com tampa rosqueável para evitar a perda de produtos por vazamento ou evaporação.

Com odor leve, o Quimatic 3 Super Fluido não incomoda o operador e está disponível em embalagens de 500 ml, 5 L, 20 L e 200 litros. A Quimatic Tapmatic possui uma ampla linha de fluidos de corte ecologicamente corretos que atendem às mais diversas necessidades das indústrias.

Assista ao vídeo em www.youtube.com/watch?v=yNejtokGkoA


Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.