São Paulo, 27 de novembro de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

25/11/2017

Sandvik: pastilhas revestidas com diamante para alumínio


(26/11/2017) – Para superar os desafios de formação e escoamento de cavacos durante a furação de materiais não ferrosos, a Sandvik Coromant lança as classes de pastilhas com cobertura de diamante CVD CoroDrill 880, GCN124 e GCN134. As propriedades superduras da cobertura de diamante proporcionam longa vida útil da ferramenta que, em combinação com o design inovador dos quebra-cavacos e da geometria, garantem desempenho superior na furação de materiais como alumínio.

“Usinar furos em alumínio pode ser uma tarefa desafiadora”, explica Patrik Pichler, gerente de Produtos – Ferramentas intercambiáveis para furação na Sandvik Coromant. “Ductilidade e maciez fazem com que o material fique em contato constante e prolongado com as arestas de corte da pastilha. Como consequência, o alumínio adere à aresta de corte e forma arestas postiças (BUE) dificultando a formação e o escoamento dos cavacos.”

As classes de pastilhas com cobertura de diamante GCN124 e GCN134 foram desenvolvidas para oferecer custo mais baixo por furo na maioria de materiais ISO-N porque a vida útil da pastilha é mais longa e/ou a produtividade é maior. O aumento da produtividade pode ser obtido por meio de dados de corte elevados e menos paradas de máquinas, devido a menos trocas de pastilhas. Outras vantagens incluem manuseio mais fácil na produção, em virtude da confiabilidade e vida útil mais longa das pastilhas, além do acabamento superficial aprimorado do furo, o que resulta da habilidade de resistir aos efeitos de abrasão e formação de arestas postiças (BUE). O menor consumo de pastilha também ajuda a reduzir o nível de estoque e o impacto ambiental.

Dentre os setores que podem se beneficiar estão os fabricantes automotivos que realizam operações de furação e mandrilamento em peças de alumínio como blocos de motor, cabeçotes, juntas, carcaças, pinças de freio, braços de controle, caixas de transmissão, capas e garfos da coluna de direção. Porém, as pastilhas com cobertura de diamante também oferecem ganhos competitivos a qualquer empresa que produza peças ISO-N e que realize aplicações de nicho como a usinagem de compósitos, por exemplo, na furação de rotores/lâminas GFRP para a indústria de turbinas eólicas.

Destacando o potencial das novas classes: durante a usinagem de um furo cego com 22 mm de diâmetro e profundidade de 84,1 em um cabeçote de alumínio 6061-T6 (90-100 HB), obteve-se aumento da vida útil da ferramenta de 700 para 3024 peças com a CoroDrill 880, equipada com as novas pastilhas N124 (periféricas) e N134 (centrais). Um impressionante aumento de 332%. A nova pastilha permitiu aumentar a velocidade de corte e aumentou a produtividade em 33%. No total, foram economizadas cerca de 300 horas do tempo de produção, enquanto o custo geral por furo foi reduzido em 23%.

Um resultado semelhante foi alcançado na usinagem de furos passantes (22,5 mm de diâmetro) em braços de suspensão frontal automotivos com 20 mm de espessura e feitos de alumínio AISi1Mg-T6 (150 HB). Aqui, as novas pastilhas com cobertura de diamante CoroDrill 880 ajudaram a aumentar a vida útil da ferramenta de 3.000 para 30.000 peças. A produtividade também aumentou 10% – resultado do menor tempo de máquinas paradas para indexação da pastilha. O custo por furo também foi reduzido em 17%.

Mais informações: www.sandvik.coromant.com/pt-pt/products/corodrill_880.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.