(15/10/2017) – Marca integrante do grupo italiano Bucci Industries, a Giuliani está lançando no Brasil a máquina transfer TDrill, que se caracteriza por ser projetada com sistema MQL (Mínima quantidade de Lubrificante), capaz de estender a vida útil das ferramentas e otimizar a capacidade e qualidade de produção.
Com capacidade para até 30 ferramentas, a TDrill é uma máquina compacta que pode usinar diversos tipos de metais (aço, alumínio e latão), inclusive abrasivos (Zamac e sinterizados). Ocupando área de apenas 18 m², a solução pode ser equipada com fusos de alta rotação (até 30.000 rpm) e “é capaz de absorver etapas dos processos de manufatura e torná-los mais rápidos e econômicos, mantendo a elevada qualidade de precisão”, segundo a fabricante.
De acordo com Fábio Magnabosco, responsável por vendas e aplicações da Giuliani, o novo equipamento – que já está em uso para a fabricação de cilindros e tambores de fechaduras – é totalmente flexível para aplicação em diversos outros produtos. "Percebemos o grande desafio de melhorar a qualidade das peças, sem que isto representasse um ônus para o cliente e de modo a agregar valor à marca do fabricante. Com base em nossa experiência de mais de seis décadas no setor de segurança, criamos um equipamento completo e compacto que absorve várias fases de produção e ocupa um espaço físico reduzido. Entre os grandes diferenciais da TDrill está a sua capacidade de usinar com MQL materiais extremamente difíceis, como o Zamac", disse.
A máquina foi projetada para trabalhar totalmente a seco ou com o sistema MQL (um spray de óleo, que libera uma quantidade mínima de lubrificante diretamente no local ativo da ferramenta). "Nos processos sustentados por MQL, a aplicação do lubrificante na ferramenta é pontual, precisa e mínima. Enquanto a ferramenta faz o corte no material, essa mínima lubrificação evapora e no final do processo a peça encontra-se completamente seca, portanto, sem que haja necessidade de lavar e enxugar", explica Magnabosco. "Em processos de lubrificação tradicional, um volume gigantesco de emulsão ou óleo de corte é transportado, filtrado, refrigerado e dispensado, o que pode acarretar em um alto gasto de energia. Com o TDRILL, pode-se reduzir em 75% o consumo de energia e gerar menos resíduos para o meio ambiente".
De acordo com a empresa, estudos comprovam que a usinagem com MQL aumenta a vida útil da ferramenta e reduz o tempo dos processos, pois permite elevar a taxa de retirada de material e/ou a velocidade de corte sem danificar a ferramenta. Com a lubrificação direta na lâmina de corte, um óleo novo e completamente limpo é constantemente alimentado – evitando a presença de pequenos cavacos, provenientes da filtragem do óleo, que possam danificar as peças.
A equipe de engenharia da Giuliani projetou o TDrill com design ergonômico de 360 graus que facilita o acesso às unidades para manutenções. A mesa giratória com sistema Direct Drive permite altas velocidades de rotação e maior precisão nos posicionamentos. Sensores de compensação térmica possibilitam que a máquina faça ajustes automáticos nos casos de oscilações de temperaturas.
Giuliani – Fundada em Bolonha em 1957, a empresa é uma das líderes mundiais no desenvolvimento e fabricação de equipamentos de automação com elevado padrão de qualidade para a montagem e usinagem de chaves, fechaduras e cadeados. Dentre as soluções da companhia estão máquinas baseadas em mesas rotativas para a usinagem de peças provenientes de vários setores industriais: automotivo, hidráulico, pneumático, refrigeração e de peças mecânicas.
No Brasil, a companhia possui filial em Vinhedo (SP), que conta com estrutura de vendas e pós-vendas consolidada, com engenheiros e técnicos capacitados para atender empresas em todo o território nacional. O Grupo Bucci está presente em mais de 40 países e, no último ano, registrou faturamento global de mais de € 170 milhões.