(06/09/2009) – Maior evento técnico direcionado aos profissionais da indústria automotiva brasileira, o SIMEA 2009 – Simpósio Internacional da Engenharia Automotiva, organizado pela AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, estima receber em sua 17ª edição cerca de 700 participantes no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo, nos dias 16 e 17 de setembro.
Este ano, o simpósio desenvolve o tema “Responsabilidade Sócio Ambiental da Engenharia da Mobilidade Brasileira: máquina e meio ambiente em equilíbrio sustentável”, subdividido em quatro paineis de trabalho: “Responsabilidade Social na Engenharia da Mobilidade: a integração do portador de deficiência física”; “A Reciclabilidade no Setor Automotivo”; “Alternativas para Reduções e Controle de Emissões Veiculares” e “Melhorias Sócio-Ambientais no Trânsito”. E mais 47 trabalhos técnicos serão apresentados, de um total de 84 inscritos, recorde do SIMEA.
“Com o tema central e os paineis, o simpósio pretende disseminar informações que aliam a Engenharia da Mobilidade Automotiva às responsabilidades sócio-ambientais dos agentes do setor, ao abordar temas como a integração de portadores de deficiência física no universo da mobilidade urbana, a reciclagem dos veículos, os biocombustíveis e alternativas modernas para a redução das emissões de poluentes por veículos automotores e, ainda, os problemas de trânsito e segurança nas cidades”, argumenta Luís Afonso Pasquotto, presidente da Comissão Organizadora do SIMEA 2009.
No dia de abertura do SIMEA 2009, 16 de setembro, no Painel I, sob o tema “Responsabilidade Social na Engenharia da Mobilidade: a integração do portador de deficiência física”, Koji Okawa, diretor de engenharia da Toyota do Brasil, mostra como as montadoras encaram a questão; a deputada estadual Célia Leão fala sobre a mobilidade na visão dos demandantes e Marcos Belizário, secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, discorre sobre qual é o papel do governo.
No painel II, “A Reciclabilidade no Setor Automotivo”, irá se debater a realidade brasileira em reciclagem automotiva. Neival Freitas, diretor executivo da Fenseg, irá discorrer sobre as experiências na reciclagem de componentes de veículos e, por final, o engenheiro Rubens Palmejan, da Cummins, fala sobre a reciclabilidade de motores.
Com o tema “O Futuro do Etanol e a sua Aplicabilidade na Matriz Energética Mundial”, de autoria de Marcos Sawaya Jank, presidente da ÚNICA, serão abertos os trabalhos do 2º dia do SIMEA 2009, 17 de setembro. “Alternativas para Reduções e Controle de Emissões Veiculares” será o tema do Painel III.
O Painel IV, e o último desta 17ª edição do SIMEA, terá o desafio de debater “Melhorias Sócio-Ambientais no Trânsito”, com Luiz Imparato (Mobilidade no Trânsito – Impasses da Indústria Automobilística”, Roberto Scaringella (Interação dos Meios de Transporte) e Orlando Moreira (Segurança no Trânsito).
chr38middot; XVII Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva
chr38middot; Data: 16 e 17 de setembro, das 8h às 18h
chr38middot; Local: Milenium Centro de Convenções, na Vila Clementino, em São Paulo.
chr38middot; Informações: http://www.aea.org.br