(16/04/2017) – A Force X é o nome da nova geração de brocas multiaplicação de metal duro da Dormer Pramet. De acordo com a fabricante, a nova linha – que irá substituir a MP-X – se destaca por oferecer maior nível de desempenho e economia.
As novas brocas receberam melhorias significativas, incluindo uma nova geometria, desenho de canto e preparação da aresta. “Porém, para garantir uma transição suave, todos os códigos já existentes serão mantidos”, informa a fabricante. As melhorias foram aplicadas aos itens de comprimento 3xD (R457 e R458) e 5xD (R453 e R454), deixando-os alinhados com o modelo 8xD (R459).
A Dormer também manteve a cobertura de Nitreto de Titânio e Alumínio (TiAlN). Assim, todas as brocas continuam sendo adequadas para uma vasta gama de máquinas e materiais, como aço inoxidável, ligas de aço, ferro fundido e materiais não ferrosos.
Ainda como parte dos aprimoramentos, cada broca Force X conta com a tecnologia CTW (adelgaçamento de núcleo), que oferece um núcleo mais resistente, reduzindo os requisitos de empuxo durante a usinagem.
“O substrato microgrão de metal duro, junto com a cobertura TiAlN oferece alta resistência ao desgaste e aumenta a vida útil da ferramenta, enquanto a geometria de ponta 140° com afiação em cruz oferece uma centralização precisa e baixas forças de empuxo”, destaca a Dormer no comunicado de lançamento da nova linha.
A fabricante reforça que todos os itens da linha Force X apresentam consistente preparação de aresta, que protege a área de corte e previne a formação de cavaco prematura e descamação. Já o desenho de canto robusto aumenta a estabilidade e reduz as forças enfrentadas quando a ferramenta sai da peça usinada.
“Com opções com refrigeração interna para melhor eficiência de corte e evacuação de cavacos ou sem refrigeração, a gama Force X oferece alta produtividade e performance aprimorada”, informa.
R6011 e 57131 – Além da Force X, a Dormer Pramet tem outras novidades, como as brocas de metal duro para pontear e para pré-furo de rosca.
Desenvolvida para pontear rapidamente e com precisão, a R6011 pode ser utilizada em mandris hidraulicos ou de fixação térmica. Ela apresenta uma geometria de ponta 90° autocentrante e cobertura TiAlN para maior vida útil.
Adequada para furar e chanfrar em uma única operação, a R7131 reduz o tempo de operação e inventário. Disponível em tamanhos específicos para pré-furos de roscas métricas, possui refrigeração interna para melhorar o controle de cavaco e performance e cobertura TiAlN para maior vida-útil.
Saiba mais sobre estas e outras novidades do pacote de lançamentos Dormer 2017.1 em www.dormerpramet.com