(12/03/2017) – Com o crescimento do desempenho das máquinas-ferramentas, a usinagem em alta velocidade em muitos casos está conquistando a condição de primeira escolha para os fabricantes. Porém, neste tipo de usinagem a ferramenta, a máquina ou a peça de trabalho podem causar vibrações.
A Tungaloy desenvolveu uma solução para o problema das vibrações, dentro da linha TungTriShred. As novas pastilhas dessa família se destacam por reduzir as vibrações e estão disponíveis em dois tipos: uma com arestas serrilhadas NMJ, para desbaste, e uma com arestas de corte reta MJ, para acabamento.
De acordo com a Tungaloy, a aresta do tipo NMJ proporciona alto desempenho em operações de desbaste por triturar o cavaco e minimizar vibração, enquanto a aresta MJ fornece melhor acabamento na superfície usinada.
A fabricante enfatiza que a ferramenta “possui inovadora tecnologia de fragmentação de cavacos, de modo que suas arestas de corte são posicionadas em alinhamento sem sobreposição uma da outra”. As pastilhas MJ e NMJ montadas na TungTriShred possuem a mesma geometria, simplificando o processo de montagem.
Características: pastilha unifacial com três arestas de corte; dois tipos de pastilhas: arestas serrilhadas (para eliminar vibrações e melhorar a eficiência da usinagem) para desbaste e arestas retas para acabamento (para um melhor acabamento em parâmetros de corte elevado); possibilidade de usinagem profunda em um só passe com excelente acabamento.
A família TungTriShred oferece as opções de fresa multiaresta, com fixação tipo árvore para usinagem profunda nos diâmetros de 63 e 80 mm; fresa convencional, com fixação tipo árvore para usinagem lateral nos diâmetros de 50 a 100 mm; fresa cilíndrica, para usinagem lateral no diâmetro de 50 mm.
As pastilhas estão disponíveis nas classes AH3135, para ampla variedade de materiais, incluindo aço e aço inoxidável e AH120. para aço temperado e ferro fundido.
Case – Para exemplificar, a Tungaloy divulgou informações de um teste de campo onde se empregou uma pastilha NMJ na classe AH3135 para usinar uma peça em material 42CrMo4 270HB, com fresa de 80 mm e 4 arestas de corte efetivas. Os parâmetros de corte utilizados foram Vc=100 m/min; ap=70 mm; ae=20 mm; fz=0,2mm; sem refrigeração. A máquina utilizada foi um centro de usinagem vertical (BT50)
Resultado: acabamento superior e vida da ferramenta 67% acima do concorrente.